
Os defensores da Reforma Administrativa (PEC 32/2020) apresentada pelo Governo Federal argumentam que os servidores públicos ganham muito no Brasil. Isso é uma grande mentira.
Quase 40% do funcionalismo atua nas áreas de saúde e educação, com salários muito baixos.
Mesmo indispensável, esse trabalho não é valorizado como deveria: segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os professores brasileiros têm os menores salários entre 40 países analisados.
A média salarial de todos os professores brasileiros das redes públicas estaduais de ensino básico em 2020 era R$ 3.262.
Enquanto isso, a embaixada alemã no Brasil divulgou que o salário médio mensal de um professor no país é de 5.046 euros, o que corresponde a R$ 31.436,58 na cotação de novembro de 2021 – 10 vezes mais que a dos profissionais brasileiros!
Por lá, essa média salarial está um pouco abaixo da média salarial dos médicos!
Não por coincidência, a Alemanha tem o 5º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo, enquanto o Brasil ocupa a 84ª colocação. Valorizar os servidores e o serviço público é o único caminho para termos crescimento econômico e justiça social caminhando juntos!
#ServiçoPúblico #ÉPublico #ÉpraTodos #ValorizeOServidor #ServiçoPúblicoéExcelência