Psicologia na Apufpr

A Psicologia do trabalho é uma importante aliada da ação sindical, porque se coloca ao lado do trabalhador, prezando por sua saúde - mental e física - e auxilia na construção coletiva de medidas que garantam ou até ampliem seus direitos.

O trabalho ocupa boa parte de nossas vidas e tem papel fundamental na construção da nossa identidade, sendo fonte de muitas satisfações. No entanto, embora duramente conquistado e mantido, pode ser também causador de sofrimento mental e físico.

Por isso mesmo, todo cuidado é pouco quando analisamos as condições, as relações e demandas de trabalho direcionadas às professoras e aos professores da Universidade pública, bem como, as possibilidades de seu encerramento, ainda que formal, com a aposentadoria.

Nesse sentido, dentre as ações da Psicologia, no contexto da Apufpr, encontra-se a escuta sobre as questões laborais e seus impactos na saúde. Os atendimentos podem ser online ou presenciais, são gratuitos e disponíveis a qualquer filiado, bastando o agendamento. Se houver necessidade de comunicação em Libras, basta informar.

Por tratar-se de um contexto sindical, tais atendimentos não apresentam formato psicoterápico, mas têm como objetivos a identificação dos elementos prazerosos do trabalho e também daqueles causadores de mal-estar, a proposição de medidas imediatas individuais e o planejamento de ações para combater o adoecimento. Além disso há o fortalecimento do docente, encorajando a busca pelo atendimento psicológico clínico ou outro, quando for necessário.

Os atendimentos são realizados pela psicóloga Letícia Villar Pellegrin (CRP 08/12-065) às quintas e sextas-feiras. Já os atendimentos psicológicos em Libras são conduzidos pela psicóloga Lorena Milon de Alencar (CRP 08/27266), às quartas-feiras.

Agendamentos devem ser realizados pelos telefones (41) 3151-9107 / (41) 99824-0243 (também via WhatsApp). Professoras e professores podem ligar ou enviar mensagens, como preferirem.

Quartas, quintas e sextas feiras

Mediante agendamento


Agendamento

(41) 3151-9107 / (41) 99824-0243 (também via WhatsApp)


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS