Nota do CLG: Reitoria, respeite o direito de greve das/os docentes!

apufpr-respeiteagreve

Reitoria, respeite o direito de greve das/os docentes!A reitoria da UFPR vem cobrando de diretores de setor, coordenações de cursos e chefias de departamentos que informem o percentual de adesão à greve docente. Com isso, há diretores inquirindo docentes, inclusive por meio de enquetes eletrônicas, a respeito da participação na greve.

Dessa forma, está se repetindo, entre docentes, a postura de desrespeito ao direito de greve ocorrida com técnicos administrativos, por meio do memorando circular 01/2024 da Progepe, que exigia que os servidores em greve comunicassem suas chefias imediatas da adesão. Após ocupação do prédio da reitoria pelos técnicos, a administração da universidade recuou no procedimento.

O Comando Local de Greve docente reitera: nenhum docente é obrigado a comunicar individualmente, a qualquer instância ou chefia imediata, que aderiu à greve. A decisão de deflagração de greve é coletiva, e deliberada em assembleia. A administração da universidade, bem como o Governo Federal já foram comunicados pelo sindicato que a categoria docente está em greve.

A postura da atual administração é preocupante, pois demonstra uma tentativa de violação do direito democrático e constitucional de greve.

Esperamos que essa prática seja interrompida imediatamente e que a atual administração demonstre seu compromisso concreto com a luta nacional em defesa da universidade pública.

 

Comando Local de Greve das/os professoras/es da UFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS