Nove anos do massacre do Centro Cívico: nossa solidariedade aos educadores do Paraná

30 de abril de 2024
ato-app-29abril-2024 (1)

Hoje, 29 de abril, marca o nono aniversário de um dos episódios mais sombrios na história recente do Paraná: o massacre do Centro Cívico. Em 2015, uma manifestação pacífica de professores e funcionários públicos foi violentamente reprimida pela Polícia Militar do governo de Beto Richa, então governador, e de seu secretário de Segurança Pública, Fernando Francischini. 

O saldo trágico daquele dia contabilizou centenas de feridos, com mais de 200 atendimentos médicos necessários devido à brutalidade policial.

Este triste episódio transformou-se em um símbolo de resistência e memória para os trabalhadores da educação do estado. Anualmente, a APP Sindicato organiza atos para relembrar a data, buscar a justiça e destacar a luta contínua por uma educação de qualidade. 

Este ano, os educadores paranaenses realizaram manifestações em frente à Secretaria da Educação do Paraná (Seed) e à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), além de atos coordenados nos 25 Núcleos Sindicais da APP em todo o estado.

O dia foi marcado pelo estímulo à adesão à Plataforma Zero, uma paralisação no uso de aplicativos educacionais que o governo determina o uso obrigatório. 

A Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) esteve presente naquele fatídico dia em 2015 e, novamente, presta sua solidariedade a todos os educadores da rede estadual, colegas de profissão com que compartilhamos o compromisso de construção de uma educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis.

Fonte: Apufpr


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS