Cultura, brasilidade e companheirismo: curso de comida de boteco da APUFPR foi um sucesso!

curso-comida-boteco-apufpr-2023


Na terça-feira (24), a APUFPR promoveu uma inesquecível oficina gastronômica, repleta de sabores e aprendizado. O curso foi ministrado no acolhedor ambiente do Bar da APUFPR, onde docentes se reuniram para aprender a confeccionar pratos típicos de boteco, sob a orientação do experiente chef Rafael de Andrade, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

A jornada culinária começou com uma introdução histórica ao universo dos botecos, seguida pela prática na cozinha. 

 

 

 

O menu incluiu delícias como a carne de onça, dadinho de tapioca com geleia de pimenta, e o bolinho de mandioca com carne seca. Cada prato foi elaborado com dedicação e técnica, despertando nos participantes não apenas o paladar, mas também a apreciação pela rica cultura gastronômica do Brasil.

Além do aprendizado prático, o curso ressaltou a importância das atividades culturais como esta, que são vitais para fortalecer laços de solidariedade e companheirismo entre os docentes. Esses valores são o alicerce para as lutas em defesa da educação, das universidades públicas, da ciência e dos direitos dos docentes. 

O chef Andrade, com o auxílio de uma bartender e uma auxiliar, compartilhou não apenas o seu conhecimento técnico, mas também proporcionou um espaço para a troca de ideias. 

Ao final do curso, foi possível perceber que a experiência transcendeu a simples preparação de pratos, tornando-se um momento de união e celebração da cultura brasileira.

O destaque do evento também foi a elaboração de drinks tradicionais brasileiros, como a caipirinha. Este momento descontraiu o ambiente e reforçou a conexão entre a culinária e a cultura do país.

Ao promover eventos como este, a APUFPR reafirma seu compromisso não apenas com a educação, mas também com a promoção de atividades que enriquecem culturalmente a comunidade acadêmica, fortalecendo a união necessária para enfrentar os desafios que se apresentam no horizonte educacional do nosso país.

Veja aqui a galeria de fotos.

 

Degustação

Durante a aula, os participantes tiraram dúvidas, colocaram a mão na massa e acompanharam tudo ao redor da cozinha. 

Após o curso, ao som de samba, os participantes degustaram os drinks e as comidas produzidas. Para coroar a noite, não poderia deixar de faltar a sobremesa – mousse de cachaça – para satisfazer os diversos paladares. 

Fonte: Apufpr.


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS