Grupo de Trabalho de Política Educacional discute participação dos docentes na CONAE 2024

24 de outubro de 2023
GTPE-APUFPR-23OUTUBRO

Os integrantes do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) da APUFPR se reuniram nesta segunda-feira (23) e debateram a importância da participação dos docentes da UFPR na etapa municipal da próxima Conferência Nacional da Educação (CONAE) Extraordinária 2024, que terá como foco principal a elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034.

O ciclo paranaense prevê a realização de 32 etapas municipais ou regionais, nas quais são eleitos delegados para a conferência estadual, que está prevista para ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro. Dali sairão os delegados para a etapa nacional, que ocorrerá em janeiro de 2024, em Brasília.

Em Curitiba, a Conferência Municipal seria realizada nos dias 20, 23 e 24 de outubro, mas foi adiada para os dias 13 e 14 de novembro. 

Para colaborar com o debate, a APUFPR convidou a professora da rede municipal Jokasta Ferraz, que representa o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (SISMMAC) no Fórum Municipal de Educação (FME). Ela falou sobre a importância da CONAE e como serão realizadas as conferências nas três esferas – municipal, estadual e nacional. 

Segundo Jokasta, o documento-base, que já foi publicado pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), tem diretrizes tanto para a educação básica como para a superior, e deve ser discutido pelo Fórum. As emendas, que forem aprovadas na etapa municipal, seguem para votação nas conferências estadual e nacional.         

Também foi debatida a postura da Prefeitura de Curitiba, que vem promovendo um tipo de boicote à divulgação da Conferência Municipal. 

 

GTPE 

O GTPE tem como objetivo promover discussões aprofundadas sobre a política educacional, além de buscar o fortalecimento do papel social da educação, fomentando debates sobre temas emergentes, que impactam a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Fonte: Apufpr.


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS