
Pensar na influência no impacto do aumento do uso de plataformas digitais no ensino é uma tarefa fundamental para todas as pessoas envolvidas nos processos educacionais do país.
Por isso, a APUFPR irá sediar a atividade “Diálogos sobre as Tecnologias Educacionais na Rede Estadual de Educação do Paraná”. Agendado para esta sexta-feira, às 10h, no Anfiteatro 500 do prédio D. Pedro I, o encontro promete ser um campo fértil para debates e reflexões sobre os desafios apresentados pela crescente digitalização na rede pública de ensino.
Este evento, que contará com a presença da professora Vanda Bandeira Santana, secretária educacional da APP-Sindicato, e de Carolina Israel, docente do Departamento de Geografia da UFPR, pretende aprofundar o diálogo sobre o avanço das tecnologias educacionais e seus efeitos tanto na formação inicial quanto na carreira docente.
Impactos
O cerne da discussão gira em torno da “plataformização” da educação – um fenômeno acelerado pela pandemia de COVID-19 – e suas implicações no ambiente educacional do Paraná. Questões como a sobrecarga de trabalho docente, a desumanização do processo educativo, e o desafio de manter a autonomia pedagógica em um cenário dominado por ferramentas digitais estarão em pauta. Debateremos questões como:
- Reflexões críticas sobre o ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente plataformas educacionais.
- Desafios enfrentados pela educação pública e o processo de ensino-aprendizagem.
- A luta por uma educação humanizadora em meio às tecnologias digitais.
- Análise da política educacional baseada em plataformas educacionais, metas e resultados, e suas implicações na sobrecarga de trabalho docente e na desumanização da educação.
- Impactos da plataformização na rede estadual de ensino, contemplando aspectos políticos, econômicos e ideológicos.
- Discussão sobre como as plataformas educacionais, potencializadas pela pandemia e impulsionadas por uma lógica neoliberal, têm impactado a autonomia pedagógica e se transformado em ferramentas de controle e vigilância.
Convidamos todos os interessados a se juntarem a nós para uma discussão profunda e relevante que promete sobre o futuro da educação pública.