APUFPR organiza debate sobre a plataformização da educação nesta sexta (17)

15 de novembro de 2023
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Pensar na influência no impacto do aumento do uso de plataformas digitais no ensino é uma tarefa fundamental para todas as pessoas envolvidas nos processos educacionais do país.

Por isso, a APUFPR irá sediar a atividade “Diálogos sobre as Tecnologias Educacionais na Rede Estadual de Educação do Paraná”. Agendado para esta sexta-feira, às 10h, no Anfiteatro 500 do prédio D. Pedro I, o encontro promete ser um campo fértil para debates e reflexões sobre os desafios apresentados pela crescente digitalização na rede pública de ensino.

Este evento, que contará com a presença da professora Vanda Bandeira Santana, secretária educacional da APP-Sindicato, e de Carolina Israel, docente do Departamento de Geografia da UFPR, pretende aprofundar o diálogo sobre o avanço das tecnologias educacionais e seus efeitos tanto na formação inicial quanto na carreira docente.

 

Impactos

O cerne da discussão gira em torno da “plataformização” da educação – um fenômeno acelerado pela pandemia de COVID-19 – e suas implicações no ambiente educacional do Paraná. Questões como a sobrecarga de trabalho docente, a desumanização do processo educativo, e o desafio de manter a autonomia pedagógica em um cenário dominado por ferramentas digitais estarão em pauta. Debateremos questões como:

  • Reflexões críticas sobre o ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente plataformas educacionais.
  • Desafios enfrentados pela educação pública e o processo de ensino-aprendizagem.
  • A luta por uma educação humanizadora em meio às tecnologias digitais.
  • Análise da política educacional baseada em plataformas educacionais, metas e resultados, e suas implicações na sobrecarga de trabalho docente e na desumanização da educação.
  • Impactos da plataformização na rede estadual de ensino, contemplando aspectos políticos, econômicos e ideológicos.
  • Discussão sobre como as plataformas educacionais, potencializadas pela pandemia e impulsionadas por uma lógica neoliberal, têm impactado a autonomia pedagógica e se transformado em ferramentas de controle e vigilância.

 

Convidamos todos os interessados a se juntarem a nós para uma discussão profunda e relevante que promete sobre o futuro da educação pública.


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