
O professor Marcos Sunye recebeu nesta sexta-feira, 16, o cargo de reitor da UFPR para a gestão 2024-2028 das mãos do professor Ricardo Marcelo Fonseca, que fez a sua despedida depois de oito anos de mandato. A solenidade de transmissão de cargo aconteceu no Teatro da Reitoria, em Curitiba. A diretoria da APUFPR esteve representada pelo diretor do Setor Litoral, professor Rodrigo Horochowski.
Estiveram presentes o senador Flávio Arns, do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, do presidente do Andifes, reitor José Daniel Diniz, o ex-reitor Zaki Akel Sobrinho, entre outras autoridades acadêmicas e políticas. A transferência do encargo é simbolizada pela passagem do colar reitoral e da pelerine branca do antigo para o novo reitor.
A transmissão do cargo contou com uma homenagem ao professor e pesquisador Paulo Vinícius Baptista da Silva, recém falecido, que atuou como coordenador da Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad) desde a sua implantação, em 2017. Foi feita ainda uma entrega simbólica da Comenda Victor Ferreira do Amaral e Silva ao físico paranaense César Lattes, cujo nascimento completou 100 anos em julho de 2024.
SOLENIDADE DE POSSE – Nas redes sociais, a nova gestão convida a comunidade para a primeira reunião do Conselho Universitário e solenidade de posse no próximo dia 19 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas, no Teatro da Reitoria. Na data, também serão comemorados os 112 anos de fundação da UFPR. A vice-reitora eleita Camila Fachin tomará posse somente em março de 2025, recebendo o cargo das mãos da atual vice-reitora Graciela Muniz.
NOVO REITOR – Marcos Sunye foi o vencedor da Consulta Paritária feita à comunidade universitária em setembro passado, recebendo quase 62% dos votos na contabilização dos votos de professores, estudantes e técnicos administrativos. Por encabeçar a lista tríplice encaminhada ao Palácio do Planalto para a escolha do novo reitor, foi nomeado no cargo por Decreto presidencial publicado no último dia 4 de dezembro.
O professor Marcos Sfair Sunye é do Setor de Ciências Exatas e possui graduação em Processamento de Dados pela UFPR (1986), mestrado em Engenharia de Software pela Universite de Nice (1987), doutorado pela Université de Bourgogne (1993) e pós-doutorado pelo Laboratório de Informática, da Université Paris VI (Jussieu) em 2006/2007. Atualmente é professor Titular da UFPR, tendo sido chefe do Departamento de Informática por duas ocasiões.
Fotos: Marcos Solivan / Sucom-UFPR
