Homofobia, nem por brincadeira

apurfpr-homofobia

A APUFPR, comprometida com a defesa dos direitos humanos e a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, vem a público expressar seu repúdio a toda e qualquer manifestação de homofobia, seja ela explícita ou velada sob o manto de “brincadeiras”, especialmente no âmbito da Universidade Federal do Paraná.

Entendemos que tais atitudes, longe de serem inofensivas, refletem e perpetuam preconceitos arraigados na sociedade, causando dor e sofrimento a muitos membros de nossa comunidade.

Reconhecemos que, apesar dos avanços na luta contra a discriminação de gênero e sexualidade, ainda vivemos em uma sociedade marcada por profundas desigualdades e preconceitos. 

A homofobia, em todas as suas formas, é uma violência que atinge diretamente pessoas, afetando sua dignidade, sua segurança e seu bem-estar. É inadmissível que, em espaços acadêmicos, locais de construção do saber e de formação crítica de cidadãos, tais práticas discriminatórias ainda encontrem terreno.

A APUFPR se solidariza com todas as pessoas que sofrem com a homofobia, seja no ambiente acadêmico ou fora dele. Nosso compromisso é com a construção de um espaço inclusivo, respeitoso e seguro para todos, independentemente de orientação sexual, identidade de gênero, raça, classe ou qualquer outra característica. Aguardamos que as devidas apurações sejam realizadas e esperamos que nossa comunidade tenha a capacidade de construir uma cultura na qual isso nunca mais se repita.

Nossa luta é pela transformação da sociedade e das relações humanas, por um mundo onde o respeito à diversidade e a igualdade de direitos sejam a base das relações entre as pessoas. 

Convidamos toda a comunidade acadêmica a fazer essa ampla reflexão, para que possamos promover o respeito, a solidariedade e a inclusão como valores fundamentais em nossas práticas cotidianas.

Juntas e juntos, podemos construir uma universidade e uma sociedade livres de todas as formas de discriminação.

 

Diretoria da APUFPR

Março de 2024


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS