Em Brasília, APUFPR articula com deputados federais recursos para produção científica e avanços na legislação para escolha de dirigentes das IFES

25 de agosto de 2023
APUFPR-visita-brasilia-deputados-dest

A diretoria da APUFPR esteve em Brasília nesta semana, participando de diversas atividades em defesa das universidades públicas e também de articulações junto a deputados federais paranaenses de diferentes partidos.

A presidente do sindicato, Andréa Stinghen, e o tesoureiro geral, José Marcelo Rocha Aranha, tiveram conversas bastante produtivas com Aliel Machado (PV), Elton Welter (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Luciano Ducci (PSB), Tadeu Veneri (PT), Toninho Wandscheer (PP) e Zeca Dirceu (PT) sobre temas como a necessidade de ampliação dos recursos para financiamento de pesquisas científicas (inclusive, com a obtenção de emendas parlamentares) e a importância de avançarmos no debate sobre a alteração da forma de escolha dos dirigentes das instituições federais de ensino superior (IFES), evitando o risco de intervenções, como ocorreram em mais de 20 universidades durante o governo Bolsonaro.

A direção da APUFPR também conversou com o deputado federal mineiro Patrus Ananias (PT), relator do Projeto de Lei (PL) 2699/2011 que acaba com a listra tríplice e estabelece a escolha dos dirigentes por eleição direta pelas comunidades de cada universidade. Na ocasião, os dirigentes sindicais convidaram o parlamentar para participar de uma mesa, em Curitiba, que terá esse tema como foco.

Todos os deputados também foram convidados para participar do relançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, parte das comemorações de quatro anos do Observatório do Conhecimento, do qual a APUFPR faz parte.

A visita da nossa diretoria à capital federal reforça o compromisso contínuo da APUFPR em defender as universidades públicas e promover uma gestão democrática e autônoma das IFES. O engajamento com deputados de diferentes correntes políticas mostra a importância de o sindicato ter a capacidade de construir diálogos para fortalecer a produção científica na nossa instituição. 

A expectativa é de que essas articulações se traduzam em avanços concretos na legislação e no apoio às pesquisas científicas.

 

   
Fonte: Apufpr

 

 


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS