
Na tarde desta terça-feira (25), a presidente da APUFPR, Andrea Stinghen, recebeu na sede do sindicato a nova presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Manuella Mirella, eleita no Congresso da entidade realizado entre 12 e 16 de julho em Brasília. O encontro também contou com a presença do presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Thales Zaboroski, e do estudante Diego Ferreira, diretor de universidades públicas da UNE.
Durante a reunião, conversaram sobre o atual momento pelo qual o Brasil vem passando sob o governo Lula, especialmente quanto à recuperação econômica e aos investimentos em áreas cruciais como educação, ciência e tecnologia, em um cenário que traz novas perspectivas, com a priorização do desenvolvimento sustentável e do fortalecimento das instituições públicas.
O cenário econômico atual tem se mostrado mais promissor, com indicadores apontando para uma retomada gradual após o período de dificuldades e perdas enfrentado durante os governos Temer e Bolsonaro.
A retomada dos investimentos nas universidades públicas é uma das medidas que demonstra a importância dada à formação acadêmica e ao desenvolvimento de pesquisas científicas que possam impulsionar a inovação e o avanço tecnológico no país.
Outro ponto destacado durante a conversa foi a importância de avançar na construção da unidade entre diferentes setores da sociedade para a defesa da Democracia e das universidades públicas.
A liberdade acadêmica e a autonomia universitária são elementos essenciais para uma sociedade plural. É necessário garantir um ambiente onde o pensamento crítico possa florescer, fomentando o debate de ideias e a busca por soluções que beneficiem a todos.
Nesse sentido, tanto a APUFPR quanto a UNE e a UPE têm um papel crucial na defesa dos interesses da comunidade acadêmica, atuando como importantes vozes na construção de um Brasil mais justo, inclusivo e democrático.
Fonte: Apufpr