
A educação saiu prejudicada das negociações e barganhas promovidas por parlamentares nos últimos três meses para a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.
Junto com a assistência social e a ciência e tecnologia, os três setores perderam mais de R$ 8,6 bilhões em relação ao projeto original de Orçamento apresentado pelo governo em agosto passado.
De acordo com reportagem do jornal O Globo, os remanejamentos promovidos no Congresso Nacional beneficiaram com aumentos de recursos as emendas parlamentares e os Ministérios comandos por partidos do Centrão.
A APUFPR manifesta preocupação ante a redução de recursos para as instituições federais de ensino superior, cujos orçamentos passaram por drásticos cortes em anos recentes e que precisam ser recuperados.
Além disso, é preciso atenção para algumas instituições que estão passando por crises financeiras extremas, com recursos insuficientes para as despesas anuais.
A APUFPR lamenta que, mais uma vez, a educação e a ciência tenham sofrido perdas, enquanto as emendas parlamentares com destinações duvidosas tenham sido mantidas.
