Design ajudou no incentivo ao ciclismo como hábito diário em programa de extensão da UFPR

O programa Ciclovida é destaque no novo episódio série Universidade Além dos Muros, criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na sociedade, por meio do tripé da universidade pública: pesquisa, ensino e extensão.

Existente na UFPR há aproximadamente quatorze anos, o programa Ciclovida abrange vários cursos e setores que unem seus conhecimentos para analisar os impactos dos meios de transporte em áreas como segurança urbana e meio ambiente. Em vários eventos e experimentos promovidos pelo programa, como, por exemplo, o Desafio Intermodal (que compara diferentes modais de transporte fazendo o mesmo trajeto ao mesmo tempo), sempre é concluído que a bicicleta é o meio de transporte mais adequado, por ser mais econômico, mais rápido e menos poluente.

O uso da bicicleta como veículo no meio urbano, apesar de ser regularizado pelo Código de Trânsito Brasileiro, ainda intimida ciclistas menos experientes. Para incentivar o uso da bicicleta entre a comunidade acadêmica da UFPR, o vice-coordenador do Ciclovida, Ken Flávio Ono Fonseca, docente do Departamento de Design, desenvolveu junto com os alunos do curso de Design um paraciclo (barras para “estacionar” e cadear as bicicletas) com um desenho exclusivo para a universidade.

Além do incentivo dentro da própria UFPR, o programa também tem promovido políticas públicas que abrangem toda a cidade, como o evento do Mês da Bicicleta, que acontece todo ano em setembro. Em quatorze anos de existência do Ciclovida, foi comprovado que a quantidade de pessoas usando a bicicleta como principal meio de transporte aumentou em Curitiba.

Assista nosso vídeo para saber mais sobre o paraciclo exclusivo da UFPR e as propostas de cooperação no trânsito entre modais defendidas pelo programa!

Fonte: APUFPR-SSind

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS