Reunião com MP discute as pautas da Campanha Salarial dos SPFs 2018

12 de março de 2018

imp-ult-1052769083

No dia 19 de fevereiro, foi protocolada a Campanha Salarial dos Servidores Públicos Federais (SPFs) 2018. Nessa data havia sido marcado o início das votações da Reforma da Previdência e, propositalmente, o Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações contra a Reforma da Previdência.

As manifestações do Fórum Nacional das Entidades de Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e do Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) foram realizadas em frente ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) com um carro de som e os representantes das entidades. Em seguida, eles assinaram a pauta de reivindicações da campanha no Ministério e esperaram que ele marcasse uma reunião de negociação – que não acontecia há dois anos.

Dessa vez, de fato, a reunião aconteceu. No dia 2 de março, o Fonasefe e o Fonacate estiveram em Brasília (DF) para a reunião com o MP, onde os representantes das entidades discutiram as pautas da Campanha Salarial dos SPFs 2018.

No entanto o Ministério não deu nenhuma resposta concreta às reivindicações. O representante do governo na reunião foi o secretário de Gestão de Pessoas do MP, Augusto Akira Chiba, que recebeu a primeira-vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN, Renata Rena Rodrigues, entre os servidores presentes.

Para Renata, essa foi uma reunião de enrolação, sem nenhum posicionamento do governo. “O único ponto positivo é a abertura de diálogo, porém Chiba concluiu que a pauta era extensa e não tinha poder de decisão para negociar”, afirmou.

Desde o início da reunião, os SPFs destacaram a derrota da Reforma da Previdência e criticaram a propaganda do governo insinuando “privilégios” aos servidores. Esse e outros ataques foram debatidos na Reunião Ampliada do Fonasefe e Fonacate, que começou no dia seguinte (3), com conclusão no domingo (4). Os painéis abordaram a Emenda Constitucional (EC) 95, a Reforma da Previdência e a Reforma Trabalhista.

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS