Apoio à greve dos Servidores Técnico-Administrativos (TAEs)
Foto: Sinditest-PR

21 de março de 2024
greve-taes-2024-apoio (1)
Foto: Sinditest-PR

A  Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) vem a público manifestar seu apoio à greve nacional dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs), especialmente àqueles que trabalham na UFPR, onde são representados localmente pelo Sinditest-PR. 

Esta greve, motivada pela busca por reajustes salariais justos, pela reestruturação de carreiras e pela melhoria nas condições de trabalho, é um clamor legítimo por direitos fundamentais que têm sido negligenciados ao longo da história.

Reconhecemos as adversidades enfrentadas pelos técnico-administrativos em educação (TAEs), após seis anos de políticas governamentais que impactaram negativamente quase todo o serviço público federal. 

As gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro deixaram marcas profundas de desvalorização e desrespeito aos profissionais da educação, e colocaram em risco o funcionamento das instituições federais de ensino superior. Agora, é hora do Brasil construir um novo momento, e a valorização dos servidores públicos que atuam na educação é passo fundamental para isso.

É inegável que os TAEs, com quem a categoria docente compartilha inúmeros espaços nas universidades federais, possuem um dos pisos salariais mais baixos do serviço público, uma realidade que desmerece a essencialidade dos serviços que prestam à comunidade acadêmica e à sociedade. 

A valorização desses profissionais é indispensável para o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão, pilares que sustentam a missão das universidades públicas no Brasil.

Portanto, a APUFPR reitera a necessidade de canais de diálogo construtivo entre os servidores em greve e os representantes do Governo Federal, sem que haja qualquer tipo de penalização ou represália aos grevistas. É imperativo que as reivindicações dos TAEs sejam atendidas, garantindo-se assim a dignidade e o respeito que merecem.

Neste momento de mobilização, a APUFPR se solidariza com os servidores técnico-administrativos em educação e reitera seu compromisso com a luta por uma educação pública de qualidade, acessível a todos e todas. Estamos juntos na busca por condições de trabalho dignas e pela valorização de todos os profissionais que dedicam suas vidas à educação e ao desenvolvimento social e científico do nosso país.

 

Por uma universidade pública, gratuita e de qualidade para todos!

Diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR)

Março de 2024


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS