CONAD aprovou pauta da APUFPR para reenquadramento dos professores aposentados

1 de agosto de 2023
conad-andes-jul2023 (1)

O 66º Conselho do ANDES (Conad), realizado em julho, em Campina Grande, aprovou a proposta levada pela APUFPR para que seja retomada, no plano de lutas do movimento docente nacional, a defesa do reenquadramento dos docentes aposentados na posição relativa em que estavam na carreira quando se aposentaram.

Essa luta foi resgatada pela diretoria da APUFPR e faz parte do compromisso assumido junto aos docentes aposentados da UFPR. Agora, deverá ser encampada novamente pela direção do ANDES-SN para que a luta pela paridade e integralidade remuneratória entre servidores da ativa e aposentados seja incluída nas negociações com o Governo Federal e nas ações em defesa dos professores das instituições federais de ensino superior.

 

Entenda

Em 2006, foi criada uma nova classe de Professor Associado acima da classe de Adjunto nível IV, que era o topo da carreira (na época, o cargo de Titular era como uma espécie de carreira “paralela”). Os aposentados não foram incluídos na mudança e ficaram “represados”, sem possibilidade de permanecer no novo topo da carreira.

Para o movimento docente, os professores que se aposentaram no topo da carreira deveriam ser reenquadrados nessa nova última classe, como forma de manter sua posição na estrutura geral da carreira.

Naquela época, ao mesmo tempo em que foi criada a nova classe para os professores em atividade, foi descartada a possibilidade de ascensão para quem já estava aposentado ou faltava pouco para se aposentar, deixando os aposentados sem uma solução clara para o problema.

Fonte: Apufpr


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS