Bom exemplo: estudantes posam com faixa em defesa da educação para álbum de formatura

16 de agosto de 2019
apuf-alunosbomexemplo-sitenovo.jpg

Estudantes do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) colocaram no álbum de formatura uma foto na qual seguram uma faixa com os escritos “em defesa da educação”, “orgulho de ser UFPR”, “universidade pública”, “eu defendo”.

A faixa preta é réplica daquela que foi arrancada do prédio histórico da UFPR por militantes de grupos autoritários, que participavam de uma manifestação convocada pelo Governo Federal em 26 de maio.

Educação ou falta dela?

Na época, o caso ganhou tamanha repercussão em todo o país pelo nível ódio demonstrado contra a educação (afinal, não havia nenhuma inscrição de cunho político-partidária na faixa).

Diversas universidades por todo o país reproduziram a faixa para colocar em suas fachadas, como símbolo de resistência, daquela que deveria ser uma pauta de defesa comum a todos, independentemente de suas opções ideológicas.

Em dia 30 de maio, mais de 1,5 milhões de pessoas foram às ruas em todo o país para defender a educação. Na capital paranaense, foi colocada uma nova faixa no prédio histórico da UFPR.

Bom exemplo

A foto dos estudantes – que ficará registrada no álbum de formatura de cada um deles – só reforça a importância da universidade pública na construção do conhecimento e, acima de tudo, na construção do saber como instrumento de transformação do ser humano e da sociedade.

“Essa foto é simbólica, pois expressa a sensibilidade dos estudantes de uma universidade pública, que tiveram anos de aprendizado aqui dentro e que reconhecem o valor que a UFPR teve em sua vida”, afirma o secretário-geral da APUFPR, Paulo Ricardo Opuszka.

A APUFPR parabeniza esses estudantes por sua formatura, e pela coragem em defender a universidade e perpetuar essa imagem simbólica para outras gerações.

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS