Docentes da UFPR decidem pela paralisação, em 24 de maio, contra os ataques do governo

22 de maio de 2017

assembleia_IMG_2230-2Os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram, em assembleia, aderir à paralisação de 24 de maio por um período de 24 horas contra os ataques do governo Temer. A assembleia, convocada pela APUFPR-SSind, aconteceu na sexta-feira (19), no Auditório Gralha Azul do Setor de Ciências da Saúde – Campus Jardim Botânico.

Para a mobilização do dia 24, todas as centrais sindicais convocaram as categorias para o movimento Ocupa Brasília. “O atual governo conseguiu uma façanha, que é juntar todas as centrais em uma pauta única. Nós esperamos que com os últimos acontecimentos, essa paralisação seja maior do que a Greve Geral de 28 de abril”, explicou o presidente da APUFPR-SSind.

Com a crise política brasileira que se intensificou no Brasil após a delação dos donos da JBS, que envolve os pedidos de propina feitos pelo presidente Michel Temer e uma tentativa de obstrução da Justiça, o movimento Ocupa Brasília foi intensificado.

As contrarreformas do governo – em curso no Congresso Nacional – foram suspensas pelos relatores das propostas da Câmara dos Deputados e no Senado, que reconheceram que não há mais condições políticas para dar continuidade a elas. Mesmo assim, a luta em Brasília ainda será contra todos os ataques do governo.

“Nós estaremos ocupando Brasília, em 24 de maio, para lutar por nossos direitos e pelo futuro do Brasil. A situação política do presidente ilegítimo, Michel Temer, se tornou insustentável. Por isso, também esperamos caravanas vindas de todo Brasil no dia 24”,  afirmou Herrmann.

Durante a assembleia, os docentes tiveram a oportunidade, ainda, de esclarecer suas dúvidas a respeito da Reforma da Previdência, com o assessor jurídico da APUFPR-SSind, João Luiz Arzeno, que explicou como ela vai afetar negativamente a vida dos trabalhadores.

Reunião das Ifes

Em 12 de maio, os representantes das seções sindicais dos setores das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e Federais (Ifes) estiveram reunidos no Rio de Janeiro para deliberar sobre os encaminhamentos unificados para o Ocupa Brasília.

A secretária-geral da APUFPR-SSind, Sandra Mara Alessi, esteve presente neste encontro e expressou sua preocupação com a precarização do ensino público no Brasil. “Todos os relatos que ouvi na reunião falavam de cortes na educação. Isso nos mostra que é preciso intensificar a luta contra os ataques do governo e nos mobilizarmos para o Ocupa Brasília e outros movimentos que estão surgindo”, afirma.

Confira aqui as fotos.

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS