Assembleia Geral da APUFPR rejeita proposta do MGI para reajuste de benefício 

A Assembleia Geral Extraordinária da APUFPR rejeitou nesta terça-feira, 04, a proposta de reajuste de benefício apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) em 22 de outubro último por abranger apenas os/as professores da ativa e excluindo os inativos do alcance da medida. Outra crítica foi a forma “inadequada de apresentação da proposta”. 

O prazo concedido para avaliação da categoria se encerraria neste dia 5 de novembro, o que dificultou “uma discussão mais aprofundada e qualificada do tema”. A decisão considerou ainda a postura do MGI de não cumprir integralmente o Acordo de Greve firmado com a categoria em 2024. “Esse foi um ato de desrespeito com o conjunto do corpo docente”, disse a presidente da APUFPR-SSind, professora Claudia Mendes Campos.  

Além da deliberação sobre a proposta do MGI, a pauta da Assembleia contemplou a possibilidade de apresentação de uma contraproposta em conjunto com as entidades representativas do funcionalismo do Executivo Federal. Ficou decidida uma indicação ao ANDES-SN para que promova, em âmbito nacional, a construção conjunta de uma contraproposta junto com as demais categorias de servidores públicos. 

O último tópico pautado foi a continuidade das ações de enfrentamento à Reforma Administrativa (PEC 38/2025), após o sucesso da Marcha Nacional do Serviço Público contra a Reforma Administrativa, realizada no último dia 29 de outubro. Nesse sentido, foi aprovada a realização de um debate local, em conjunto com o Fórum em Defesa do Serviço Público, com o objetivo de discutir os novos elementos e a atualização da conjuntura de enfrentamento à PEC 38/2025. 

Foi também aprovado o apoio à proposta apresentada pela ADUFPel, que indicou a construção de uma Campanha Permanente de Mobilização contra a Reforma Administrativa (PEC 38/2025), prevendo a organização de uma ofensiva concentrada em Brasília com o objetivo de pressionar pela retirada da PEC 38/2025 antes do recesso parlamentar. 

Leave a Reply

Scroll to Top

Discover more from APUFPR-SSind

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading