
Estão definidas as datas de votação para a escolha do novo reitor ou reitora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O primeiro turno da Consulta Paritária à comunidade acadêmica acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro e, no caso de segundo turno, nos dias 18 e 19.
A decisão foi tomada em reunião da Comissão Paritária de Consulta (CPC), composta por representantes da Associação dos Professores da UFPR – Seção Sindical (APUFPR), Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação (Sinditest-PR) e Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFPR).
A CPC é a responsável pela coordenação, organização e fiscalização da Consulta Paritária. Além do calendário, também foi aprovado o Regimento de Consulta com as regras de todo o processo sucessório na Reitoria da UFPR.
De acordo com o Regimento de Consulta, as votações serão totalmente on-line com o uso de plataforma habilitada para envio remoto de voto durante horário predeterminado e amplamente divulgado em cada dia de votação.
“Com estas decisões, damos início a um dos mais importantes eventos da comunidade acadêmica da UFPR neste ano”, destacou a presidenta da APUFPR, Andréa Emilia Marques Stinghen. “O uso da tecnologia será um aliado para assegurarmos os princípios da transparência, lisura e moralidade”.
Segundo Andrea, estarão aptos a votar professores, técnicos administrativos e estudantes devidamente vinculados à UFPR até o dia 30 de junho de 2024 por meio de contratação ou matrícula. As inscrições das chapas estarão abertas no período de 6 a 8 de agosto, de modo on-line, em horário comercial.
Todas as regras para a campanha dos candidatos estão definidas no Regimento da Consulta.
A eleição direta para a Reitoria na UFPR ocorre desde 1986 e foi implantada como instrumento de democratização da escolha do dirigente da instituição, dois anos após o fim da ditadura militar. Fruto de um acordo entre o Conselho Universitário (Coun) e a comunidade acadêmica, a Consulta Paritária leva em consideração o peso paritário entre as três categorias. No caso, atribui-se no cômputo final o valor de peso de um terço para cada universo de votantes.
Para ser declarada como vencedora, a chapa precisará receber 50% mais um dos votos em primeiro turno. Caso nenhuma chapa alcance a maioria simples dos votos válidos, será realizado um segundo turno entre as duas com maior número de votos. Somente então a chapa vencedora será indicada ao Coun como representante da comunidade acadêmica da UFPR.
Para assegurar transparência e publicidade, todos os atos, decisões e documentos emitidos pela CPC estão sendo divulgados no sítio eletrônico www.cpcufpr2024.com e nas páginas do Facebook e do Instagram da CPC (@cpc.ufpr).
