V Seminário Estado e Educação do ANDES-SN começa nesta quinta (4) em Vitória

4 de maio de 2017

17634855_1662356410446379_3925153315176248016_nO ANDES-SN realiza de quinta a sábado (4 a 6), o V Seminário Estado e Educação, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. O tema desta edição será “A Educação como Direito e como Prática da Liberdade” e tem como objetivo analisar de forma crítica as políticas públicas educacionais em vigor e as propostas que se encontram tramitando em diversos espaços deliberativos, como Ministério da Educação e o Congresso Nacional. A atividade tem o apoio da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes-Seção Sindical do ANDES-SN).

De acordo com Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente e da coordenação do grupo de trabalho em Políticas Educacionais (GTPE) do ANDES-SN, o Seminário é de extrema importância devido à conjuntura do país e que o tema do encontro expõe este momento. “Quando definimos a temática do Seminário estávamos mergulhados neste recrudescimento do conservadorismo e resolvemos resgatar o educador Paulo Freire, que é um defensor da educação como prática de liberdade, e o próprio tema do encontro é em homenagem a um dos livros dele ‘Educação como Prática da Liberdade’”, disse. Essa quarta-feira (2) marcou o vigésimo aniversário de morte de Paulo Freire.

O encontro contará com palestras e grupos temáticos, cujos debates serão focados em questões relacionadas ao avanço da mercantilização, da privatização e do conservadorismo no campo educacional brasileiro. “É muito sério a política de mordaça nas escolas que está ocorrendo. Em alguns estados, os deputados estão retirando dos Planos Estaduais de Educação a palavra ‘gênero’, o que é uma censura imensa para o debate aberto e franco nas escolas das questões que perpassam a sociedade e, ainda, dado o momento de retirada de direitos das mulheres e acirramento do machismo”, ressalta Olgaíses.

Outra preocupação, segundo a professora, é o avanço do projeto ‘Escola sem Partido’, que vem ganhando cada vez mais força, com a tramitação na Comissão Especial que analisa o PL 7180/2014. A diretora do ANDES-SN informa que participação no evento não é restrita apenas aos docentes sindicalizados ao ANDES-SN, e, sim, aberta a todos que trabalhem ou se interessem pela temática.

Os eixos dos grupos são: política de financiamento; política e formação e valorização dos professores; política de avaliação e política curricular. Os debates serão embasados pelos textos enviados para o Caderno de Textos do Seminário. Confira aqui os textos.

PROGRAMAÇÃO

4 de maio
18h – Abertura

18h30 às 21h30 – Mesa – O Financiamento da Educação face ao ajuste fiscal.
Convidados: Lujan Miranda (Auditoria Cidadã da Dívida) e Lisete Arelaro (USP).

5 de maio
09h às 12h – Mesa – Internacionalização e Mercantilização da Educação.
Convidados: Lalo Minto (Unicamp) e  Valdemar Sguissardi (UFSCar e Unimep).

14h às 17h – Painel – A Ofensiva Conservadora na Educação:  a formação do sujeito  histórico (Escola sem partido, BNCC, Reforma do Ensino Médio).
Convidados: Fernando Penna (UFF), Nilda Alves (UERJ) e José dos Santos Souza (UFRRJ).

18h às 21h – Painel – A Educação Inclusiva numa sociedade  Excludente.
Convidados: Fernando Seffner (UFRGS) e Marinalva Oliveira (UFF).

6 de maio

09h às 12h – Grupos de trabalho – Elementos constitutivos  de um  Projeto Classista e Democrático  de Educação.

14h às 18h – Plenária final – Consolidação dos Grupos de Trabalho.

18h30 – Encerramento.

Fonte: ANDES-SN com informações da Adufes SSind.


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS