UFSB institui cotas para pessoas trans e travestis

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) se tornou a primeira universidade brasileira a abrir um processo seletivo com reserva de vagas para candidatos transexuais, travestis e transgêneros. A reserva se dará entre as 280 vagas para Área Básica de Ingresso (ABI) das Licenciaturas Interdisciplinares (LIs) de 1º ciclo da Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (CUNI), cujo edital de seleção foi divulgado em 15 de fevereiro.

O professor da UFSB, Rafael Siqueira Guimarães, tratou a ampliação da reserva de vagas como uma conquista coletiva. “Processo seletivo para graduação na UFSB, o primeiro do Brasil com vagas reservadas para pessoas trans e travestis! A comunidade lutou bastante por isso que a agora começa a se tornar realidade”, disse o docente para o Blog do Gusmão.

A reserva segue o modelo supranumerário, ou seja, as cotas para os indígenas, quilombolas e trans ou travestis só são acionadas quando esses grupos não têm representantes entre os selecionados da ampla concorrência e das escolas públicas. Conforme o edital do processo seletivo, cada um dos grupos citados tem direito a uma vaga em cada colégio universitário. Além disso, para garantir o acesso reservado, os candidatos devem ter feito todo o Ensino Médio na rede pública de ensino.

Caroline Lima, 1º vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do Sindicato Nacional, avalia positivamente a medida. “A decisão marca o início de uma luta mais organizada dentro da universidade por parte da população trans e travesti. É uma disputa de espaço, e uma marca do reconhecimento da população trans e travesti como movimento social, que reivindica seus direitos dentro das universidades. É uma conquista importante em tempos de recrudescimento do conservadorismo, da transfobia e da LGBTfobia, e dá forças e esperanças para continuar lutando”, disse a docente.

UFSB

Os CUNIs são uma rede de unidades de ensino da UFSB que funcionam dentro de escolas estaduais. A Área Básica de Ingresso dá acesso às LIs da UFSB, que são compostas por uma etapa de Formação Geral (1 ano de duração), seguida por uma etapa de Formação Específica (2 anos e meio de duração) em uma das seguintes áreas: a. Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias; b. Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas Tecnologias; c. Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias; d. Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias; e. Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas Tecnologias.

A seleção se dará exclusivamente por meio dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nos anos de 2017 e 2016. As vagas são para colégios universitários de: Ilhéus, Itabuna, Ibicaraí, Coaraci, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Itamaraju.

Fonte: ANDES-SN


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS