
Em 28 de março, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UFPR divulgou duas resoluções relativas ao ano letivo de 2022, uma para cursos de 15 e 18 semanas e outra sobre cursos de 20 semanas.
Seguindo deliberação de seu Conselho de Representantes, a APUFPR havia solicitado a divulgação das datas para que os professores pudessem organizar suas agendas (acadêmicas e pessoais).
“Horizonte de previsibilidade”
As duas resoluções aprovadas pelo CEPE têm o mesmo preâmbulo, que apresenta as justificativas para a aprovação destas determinações.
A introdução dos textos destaca a necessidade de se adequar o calendário acadêmico da UFPR ao calendário civil, a importância de conjugar o ano letivo com a realização do processo seletivo por meio do vestibular e a relevância de planejar tanto os períodos de provas e exames finais quanto de férias para docentes e técnicos administrativos.
O preâmbulo destaca ainda a “necessidade de oferecer à comunidade acadêmica um horizonte de previsibilidade em relação ao planejamento necessário para realizar o ajuste entre calendário civil e acadêmico” e a importância da padronização dos calendários institucionais.
Calendário 2022
Na sequência, cada resolução estabelece o calendário a partir da duração dos cursos em questão. A resolução 04/22 trata dos cursos de 15 a 18 semanas, que terão matrículas entre 21 e 25 de maio e aulas entre 6 de junho e 17 de setembro, no primeiro semestre.
No segundo semestre do ano letivo de 2022, as matrículas serão entre 1 e 5 de outubro, e as aulas irão de 17 de outubro a 25 de fevereiro de 2023, com recesso entre 26 de dezembro e 14 de janeiro.
Já no caso dos cursos de 20 semanas por semestre, regulamentados pela resolução 05/22, as matrículas do primeiro semestre serão entre 16 e 19 de julho, com aulas acontecendo entre 25 de julho e 26 de novembro.
No segundo semestre letivo de 2022, as matrículas serão entre 24 de dezembro e 4 de janeiro, e as aulas de 16 de janeiro de 2023 a 20 de maio.
Fonte: APUFPR