UFPR adia retorno das aulas presenciais, mas mantém início do calendário letivo no dia 31

ufpr-adia-retorno-das-aulas-presenciais-mas-mantem-inicio-do-calendario-letivo-no-dia-31

UFPR adia retorno das aulas presenciais, mas mantém início do calendário letivo no dia 31

Com o retorno do aumento expressivo de casos de Covid-19 (pelo avanço da variante Ômicron, que é mais contagiosa e se tornou predominante) e de gripe Influenza H3N2, que já ocasionaram o afastamento de muitos trabalhadores da UFPR, a APUFPR, o Sinditest-PR, diretores de setor e pró-reitores se reuniram com a Reitoria da Universidade para reavaliar o retorno das aulas presenciais.

No encontro, que aconteceu na manhã de terça (18), decidiu-se que o reinício do ano letivo ficou mantido para 31 de janeiro, conforme o previsto, porém com aulas híbridas até 12 de fevereiro, que é quando a comissão de especialistas, com base nas curvas de crescimento dos casos e números oficiais da SESA/PR e também baseando-se em dados do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME), preveem que a curva estará em descendência.

A decisão é amparada pelas alterações realizadas na Resolução 22-21 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que prevê a oferta do ensino híbrido ou remoto em casos excepcionais.

Confira aqui a nota publicada no site da UFPR.

Números voltam a preocupar

A pandemia do novo Coronavírus voltou a refletir números preocupantes (embora com menor letalidade por causa do avanço da vacinação). A média móvel de casos está aumentando novamente no estado. O crescimento foi de 1.910% em relação a 14 dias atrás, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR).

Em Curitiba, a quantidade de casos ativos subiu de 720 (22 de dezembro) para 10.566 (17 de janeiro).

O Paraná, assim como outros estados brasileiros, enfrenta também epidemia da gripe Influenza H3N2. Só na primeira semana de janeiro o estado já contabilizava 224 novos casos.

A preocupação maior das entidades e dos diretores de setor é que já existem muitos casos de infecção e afastamentos de trabalhadores da UFPR que estão realizando trabalho presencial e a situação pode piorar muito quando dezenas de milhares de membros da comunidade universitária voltarem a comparecer às dependências da Universidade.

Desde o início deste ano, pouco mais de 1/3 dos motoristas da instituição tiveram diagnósticos positivos para Covid-19 e foram afastados, levando também ao cancelamento de viagens. No Hospital de Clínicas (HC-UFPR), mais de 100 trabalhadores também já foram afastados de suas atividades.

Cumprindo com o compromisso de buscar a segurança para toda comunidade acadêmica, em respeito à vida, a APUFPR acredita que esta é a decisão mais responsável até que um outro cenário se apresente.

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS