
Nas últimas semanas, servidores públicos federais e suas representações sindicais promoveram diversas ações na disputa pelo Orçamento de 2023, especialmente na luta pela recomposição salarial do funcionalismo e por mais investimentos.
Foram feitas manifestações no aeroporto da capital, recepcionando a chegada dos parlamentares, protestos na Câmara dos Deputados, reuniões com parlamentares da Comissão de Educação e com a assessoria técnica do senador Marcelo Castro (MDB/PI), relator do Orçamento de 2023.
Carta e campanha
Entre as articulações realizadas neste último período, o Fórum Nacional das Entidades de Servidoras e Servidores Públicos Federais elaborou e divulgou a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do serviço, das servidoras e servidores públicos”, que pode ser lida e assinada aqui.
O texto defende investimentos para superar o sucateamento e a privatização dos serviços públicos e também propõe o encerramento imediato do teto de gastos (fruto da EC 95).
As mobilizações se inserem no importante contexto eleitoral, que terá reflexos sobre o rumo dos serviços públicos nos próximos quatro anos.
Entre várias iniciativas criadas para reverter o esfacelamento do setor de pesquisa, ciência e tecnologia, a APUFPR também está participando da campanha “Eu voto na Ciência”, elaborada pelo Observatório do Conhecimento (do qual nosso sindicato faz parte).
Fonte: APUFPR