Servidores estaduais do RJ fazem novo protesto por pagamento de salários

Docentes das instituições de ensino superior também reivindicam o repasse de recursos para as universidades

Milhares de servidores públicos estaduais fluminenses realizaram, na terça (8), um protesto em frente ao Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro, para cobrar o pagamento em dia dos salários e bolsas. Parte dos servidores fluminenses, entre eles os docentes das instituições de ensino superior, ainda não receberam os quatro últimos salários.

Os docentes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), da Universidade Estadual da Zona Oeste (Uezo), os docentes de ensino superior da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) estão em greve por conta do atraso do pagamento de salários e bolsas, e também pela impossibilidade de funcionamento das instituições sem os devidos repasses orçamentários.

A manifestação foi organizada pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe) e teve como mote “Cadê meu dinheiro?”. Servidores levaram ao protesto um caixão de papelão, que simbolizava a morte do governador Luiz Fernando Pezão. A Polícia Militar (PM) reprimiu os servidores com bombas e spray de pimenta e, após algumas horas, os manifestantes se dispersaram.

Luciane Soares, presidente da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf – Seção Sindical do ANDES-SN), afirmou que a principal bandeira da manifestação foi o pagamento dos salários, já que 207 mil servidores, incluídos dezenas de milhares de aposentados, seguem sem receber suas remunerações. “As pessoas estão se endividando para trabalhar, e é criminoso o que o governo do Rio de Janeiro está fazendo com os aposentados, que estão morrendo por não receber suas aposentadorias”, critica a docente. “A nossa greve tem uma pauta salarial, mas é importante ressaltar que o nosso horizonte é que todos os servidores da ativa e aposentados possam viver dignamente”, completa Luciane, que recebeu pela última vez, no mês de julho, R$ 550 referentes a uma parcela do mês de maio.

De acordo com a presidente da Aduenf-SSind, os docentes das instituições superiores estaduais irão realizar, nessa quarta (9), na capital do estado, uma plenária estadual para debater os rumos da luta e as próximas ações para a cobrança do pagamento dos salários e do repasse das verbas devidas às instituições.

Com informações de Aduenf-SSind, Asduerj-SSind, Uerj Resiste. Imagens de Aduenf-SSind 

Fonte: ANDES-SN


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS