Reunião na APUFPR-SSind define detalhes da Plenária Final da etapa regional do III ENE

19 de março de 2019

Na tarde de ontem (18), entidades da área da educação se reuniram na sede da APUFPR-SSind para finalizar a organização da Plenária Final da etapa regional preparatória para o III Encontro Nacional de Educação (ENE).

A Plenária será o último encontro regional a anteceder o evento principal, e está marcada para o dia 30 de março. A atividade terá debates preliminares baseados no documento orientador do III ENE, que pode ser lido na íntegra neste link.

Plenária Final seguirá eixos do evento nacional

A reunião de trabalho definiu que a Plenária Final terá discussões fundamentadas nos eixos estabelecidos para o evento nacional, que são os seguintes:

  • Conhecimento, currículo e avaliação;
  • Formação de trabalhadores da educação;
  • Trabalho na educação e condições de estudo;
  • Universalização da educação, acesso e permanência;
  • Gestão/organização do trabalho escolar;
  • Gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais;
  • Financiamento da educação;
  • Organização da classe trabalhadora.

As temáticas são fruto das lutas e dos desafios identificados em diferentes momentos históricos do país, ao longo de toda a trajetória do movimento em defesa da educação pública.

As conclusões do encontro local serão encaminhadas ao evento nacional, contribuindo para a construção de um projeto de educação da sociedade brasileira, com uma premissa classista, democrática, laica, gratuita, pública e livre.

Além disso, a Plenária Final também irá discutir o enfrentamento aos recentes ataques à universidade pública e à liberdade de cátedra.

Sobre o III ENE

O encontro nacional irá acontecer nos dias 12, 13 e 14 de abril, na Universidade de Brasília (UnB).

Para participar, é necessário se inscrever até o dia 31 de março. O procedimento deve ser feito pelo e-mail [email protected] e exige o pagamento de uma taxa de inscrição que varia de R$ 40 a R$ 150. Todos os detalhes sobre os valores e a conta para depósito estão disponíveis neste link.

Até a mesma data, docentes, estudantes, entidades, movimentos sociais e demais setores da sociedade estarão realizando encontros preparatórios em todo o Brasil.

 

Serviço

Plenária final da etapa preparatória do III ENE

Data: 30/3/2019 (sábado)

Horário: das 9h às 14h

Local:  Auditório do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR (Rua Doutor Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas – Curitiba – PR)

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS