Reunião do Coletivo de Aposentados da APUFPR teve debate sobre universidade e Democracia e muitas novidades

Reunião do Coletivo de Aposentados da APUFPR teve debate sobre universidade e Democracia e muitas novidades

O Coletivo de Aposentados da APUFPR retomou suas atividades em 2023 e trouxe uma programação especial para a primeira reunião do ano. O evento aconteceu na sede da entidade e contou com a participação de muitos docentes, que debateram sobre o atual momento da Democracia brasileira e o papel que a universidade deve desempenhar nesta conjuntura de transição da política nacional.

O debate foi conduzido pela professora Maria Tarcisa Silva Bega, do Departamento de Sociologia da UFPR. Durante o encontro, os professores conversaram sobre o papel histórico das universidades públicas na preservação da ordem democrática.

Um dos pontos de destaque foi a ideia de que a universidade é um espaço que deve refletir as discussões da sociedade, na mesma medida em que promove reflexão. Outro ponto debatido foi a própria estrutura das instituições e o modo como elas podem ser mais democráticas internamente.

Para Maria Tarcisa, o grande desafio das universidades hoje é fortalecer a Democracia por meio de suas proposições. “A questão que temos de pensar: com qual modelo de Democracia nós temos compromisso? A universidade, como corpo intelectual que é, precisa pensar e produzir um projeto de nação”, disse a professora.

 

Novidades

Além do debate, a APUFPR apresentou uma série de ações que estão sendo desenvolvidas para os aposentados, demonstrando o compromisso do sindicato com esse segmento.

Dentre as ações apresentadas, destacam-se o informativo exclusivo para os aposentados, que já foi distribuído na atividade e está sendo enviado para as casas dos filiados, contendo informações sobre atividades e eventos do sindicato.

Outra iniciativa importante apresentada na reunião foi o projeto Memórias da Democracia, lançado nesta terça-feira com o objetivo de mostrar, pelo depoimento de docentes da UFPR que vivenciaram a repressão da ditadura militar às universidades públicas, o quanto é fundamental enfrentarmos qualquer projeto político que siga pelo caminho do autoritarismo, do ataque às instituições e ao Estado Democrático de Direito.

Os docentes também puderam conhecer o novo projeto audiovisual chamado Jurídico Responde, que tirará dúvidas dos docentes a partir de perguntas enviadas pela própria categoria.

Além disso, a APUFPR está organizando um curso de espumantes, que terá como objetivo ensinar sobre a história, produção e o consumo da bebida; um curso de inclusão digital para os professores aposentados e o III Bazar de Talentos, que será realizado no final de março e contará com a exposição e venda de trabalhos artesanais produzidos pelos próprios docentes.

Outra novidade é que a APUFPR está organizando viagens curtas (tipo bate e volta) subsidiadas para promover integração, lazer e mais qualidade de vida para seus filiados aposentados.

Para o sindicato, atividades como essas reforçam a união e o espírito de coletividade, que são fundamentos da luta em defesa dos direitos dos professores.

Ao final do encontro, os aposentados participaram de uma confraternização e assistiram a uma apresentação de dança especial, trazendo detalhes da cultura árabe aos participantes. Foram momentos importantes para os aposentados se reencontrarem, compartilharem experiências e estreitarem laços de amizade e companheirismo.

Fique atento às novidades e participe das próximas atividades do nosso sindicato!

Confira o vídeo e a galeria de fotos.

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS