Reunião de aposentados tem palestras sobre reflexos da carreira na aposentadoria

4 de junho de 2018

Aposentados_Site_FINAL

No encontro de docentes aposentados realizado pela APUFPR-SSind no dia 29 de maio, os professores puderam participar de dois debates e desfrutar de um delicioso almoço. Inicialmente marcada para a Chácara da entidade, a atividade foi transferida para a sede em Curitiba devido às dificuldades de transporte decorrente da paralisação dos caminhoneiros.

O primeiro bate-papo da tarde, conduzido pelo vice-presidente da APUFPR-SSind, Raimundo Alberto Tostes, abordou o tema A Velhice no Cinema e na Literatura. A apresentação fez um apanhado da representação romantizada da juventude na cultura ocidental, mitificada pela eternização por meio da morte – que acontece no caso de artistas que faleceram muito cedo, como Cazuza e Kurt Cobain — o que contribui para a construção de estereótipos negativos da terceira idade na ficção.

A conversa também englobou a constituição de enredos, personagens e ambientações da velhice na literatura, abordando obras de autores como Clarice Lispector, Honoré de Balzac e até mesmo a Bíblia.

Atividade contou com debate sobre trajetória profissional e aposentadoria

O segundo debate da reunião ficou a cargo do ex-presidente do ANDES-SN Luiz Henrique Schuch, atual 3º tesoureiro da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (ADUFPel), e abordou o tema Os Reflexos da Carreira na Aposentadoria.

A discussão passou pelo papel social dos aposentados e como a Previdência tem sido vista, em escala global, diante de um modelo econômico em crise baseado no individualismo.

Segundo Schuch, um desafio para os docentes aposentados e para os que irão se aposentar nos próximos anos é lutar não apenas contra agentes externos, mas contra fatores e diretrizes que deturpam os propósitos da universidade. “Hoje, não temos só que disputar uma ideia de organização das relações entre ativos e aposentados, ou da nossa própria carreira com o mundo mau lá fora que quer nos tirar direitos. Temos que disputar com as nossas hostes internas, porque o mundo do capital soube como disputar a sociabilidade dentro da própria universidade”, afirmou.

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS