Reunião de aposentados de março aborda busca pela felicidade

27 de março de 2019

Em uma carta dirigida a seu amigo Meneceu, o filósofo grego Epicuro definiu a felicidade como um lugar que pode ser alcançado por meio de ações pragmáticas, e da reflexão serena sobre o que realmente é essencial ao ser humano.

O texto mostra que a capacidade de ser feliz existe dentro de cada um, e se sobressai quando o ser humano encontra a percepção do que o faz feliz.

Carta sobre a felicidade (a Meneceu) é uma das principais obras da filosofia antiga. Em 26 de março, a reunião de aposentados da APUFPR-SSind se propôs a discutir o tema, e usar o texto de Epicuro como ferramenta para que os docentes vivam de forma mais leve.

A atividade contou com a contribuição do professor aposentado do departamento de Filosofia da UFPR Gelson João Tesser. O docente apresentou o tema e a relação entre filosofia e felicidade.

“Sem filosofar, não temos a oportunidade de encontrar de forma lúcida aquilo que nos traz felicidade. A filosofia permite que possamos ser felizes em qualquer fase da vida, seja na juventude ou na velhice, porque não há uma única época para isso. Quanto mais serenidade e lucidez, mais seremos felizes”, explicou Tesser.


Durante o encontro, os docentes puderam refletir sobre algumas mudanças que podem fazer em suas rotinas para enfrentar os desafios da existência com menos sofrimento.

“Vários professores participaram e deram sugestões sobre como aplicar a filosofia para sermos mais felizes. A principal ideia foi entender que a felicidade está no presente, não no passado e nem no futuro”, salientou a diretora social da APUFPR-SSind, Maria Suely Soares.

Fonte: APUFPR-Ssind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS