Resgate da cultura brasileira e promoção à saúde são enfoques de projeto do Departamento de Nutrição

Resgate da cultura brasileira e promoção à saúde são enfoques de projeto do Departamento de Nutrição

2019-01-21T13:19:31+00:0011 jan 2019|

Um acordo de cooperação internacional entre a UFPR e a Universidade de Roma Tor Vergata possibilitou o desenvolvimento de um projeto de extensão que promove uma abordagem social da nutrição.

O projeto A Nossa Comida: Cultura, Biodiversidade e Saúde funciona no Departamento de Nutrição e educa a população sobre como a alimentação se relaciona com o ambiente em que o indivíduo está inserido. O grupo usa a informação como sua principal ferramenta.

Os trabalhos são coordenados pela docente Angélica Aparecida Maurício e ficam documentados no site www.acomidaenossa.ufpr.br e nas redes sociais do projeto.

O enfoque das atividades é divulgar a cultura alimentar brasileira, fazendo com que os brasileiros conheçam — e se reconheçam — na culinária do país em que vivem. Para isso, a equipe ensina receitas que substituem os alimentos processados por ingredientes típicos do Brasil. Também são desenvolvidas ações de promoção à saúde, como o incentivo a atividades físicas e o combate à obesidade.

Os resultados do projeto junto à comunidade se transformam em artigos acadêmicos e em atividades práticas da disciplina de Técnica Dietética, ministrada aos graduandos de Nutrição.

Saiba mais sobre a iniciativa no 82º episódio da série Universidade Além dos Muros