Regionais Nordeste II e Norte I do ANDES-SN realizam encontros nos próximos dias

O ANDES-SN promove neste fim de semana, 24 de 25, e nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro dois encontros regionais nas cidades de Cajazeiras (PB) e Boa Vista (RR).

Na noite desta sexta-feira (24), às 19h, tem início o 5º Encontro da Regional Nordeste II no auditório do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG), no campus de Cajazeiras. Na abertura do encontro, organizado pela Associação dos Docentes Universitários de Cajazeiras (Aduc – Seção Sindical do ANDES-SN), será lançada a cartilha de opressões do Grupo de Trabalho de Política de Classe, Etnicorraciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS), seguido do debate sobre o conteúdo da cartilha feito por Alexandre Joca, presidente da Aduc SSind., e do projeto “Escola sem Partido”, com Alexsandro Carvalho, vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern SSind.).

No sábado (25), pela manhã, acontece a mesa “Desafios para o movimento docente no enfrentamento dos ataques aos direitos sociais e à educação pública: contrarreforma da previdência versus carreira docente”, com Amauri Fragoso de Medeiros, 1° tesoureiro do ANDES-SN. À tarde, dando continuidade ao encontro, serão realizados informes da diretoria do Sindicato Nacional e das seções sindicais, discussões sobre as resoluções do 62º Conad, realizado em julho deste ano, entre outras medidas, além dos encaminhamentos.

“A sinalização do governo é a de intensificar os ataques aos trabalhadores com o Programa de Desligamento Voluntário (PDV) e unificar todas as carreiras do serviço público em apenas uma. Os impactos dessas medidas serão potencializados para a carreira docente, desestruturando o trabalho acadêmico e intensificando a precarização e, por isso, é importante ouvir as demandas das seções sindicais e os desafios e impactos na vida dos docentes, caso a contrarreforma da Previdência seja aprovada”, disse Josevaldo Cunha, 1º vice-presidente da Regional Nordeste II do ANDES-SN.

Os docentes da Uern estão em greve desde o dia 10 de novembro e reivindicam, entre outras pautas, o pagamento em dia dos salários atrasados. Na quarta-feira (22), diante da ausência de propostas por parte do governo do estado, os docentes da Uern e os servidores da saúde, também em greve, ocuparam a Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças (Seplan). Na manhã desta sexta (24), foi expedida uma ordem de desocupação do prédio. Josevaldo Cunha está acompanhando a ocupação, como representante do Sindicato Nacional.

3º Encontro da Regional Norte I

Já o 3º Encontro da Regional Norte I ocorrerá nos dias 30 e 1° de dezembro com a temática “Professores contra as opressões e em defesa dos seus direitos”. O encontro será realizado, no primeiro, dia no auditório do Centro de Ciências Humanas (CCH), na Universidade Federal de Roraima (CCH/UFRR), no campus Paricarana e, no segundo, no auditório da Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

Na quinta-feira (30), após a abertura, será realiza a mesa como tema “Legislações internas e direitos dos professores”, com os convidados Francisco Jacob Paiva, 1º secretário do ANDES-SN; Tertuliano Rosenthal, advogado da Seção Sindical dos Docentes da UFRR (Sesduf-RR SSind.); e um representante da diretoria de Recursos Humanos (DRH) da UFRR.

Na sexta (1°), o debate será sobre “Assédio Moral e Sexual nas relações de trabalho na Universidade: O que significam e como podem ser enfrentados”, com Caroline de Araújo Lima, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste III do ANDES-SN; Rodrigo da Silva Castro, advogado do Sindicato Nacional; e um representante da Seção Sindical dos Docentes da Uerr (Sinduerr SSind.). À tarde, os docentes das seções sindicais da Regional Norte I se reúnem para informes, e encaminhamentos.

“O encontro se faz necessário diante da cultura machista e da cultura do estupro que tem se intensificado muito nos últimos anos, principalmente, na região Norte. E, debater temas como este, como também os ataques à aposentadoria e a legislação trabalhista, com as seções sindicais, é de extrema importância para refletirmos sobre a conjuntura”, afirmou Marcelo Vallina, 1° vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN.

Confira aqui a circular com a programação do encontro da Nordeste II e aqui a do encontro da Norte I.

Fonte: ANDES-SN


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS