Projeto da UFPR promove ações de saúde bucal para portadores de necessidades especiais

Projeto da UFPR promove ações de saúde bucal para portadores de necessidades especiais

2019-07-16T15:06:06+00:0026 abril 2019|

Cuidar da saúde bucal pode ser um desafio a mais para portadores de necessidades especiais. Além das adaptações que podem ser necessárias nos itens de higiene pessoal, também há algumas particularidades entre esse grupo que favorecem o aparecimento de doenças na região.

O uso contínuo de medicamentos controlados, a alteração no fluxo de saliva e movimentos específicos dos músculos da mandíbula e da língua também podem aumentar as chances do surgimento de problemas.

Para propor ações que incentivem os cuidados específicos com esses pacientes, a docente Yasmine Mendes Pupo, do Departamento de Odontologia da UFPR, coordena o projeto de extensão Promoção de Saúde Bucal a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais em Escolas de Educação Especial.

A iniciativa contribui para formar futuros profissionais preparados para atender a essa parcela da população, além de criar materiais de apoio sobre o tema e oferecer atendimento a estudantes de escolas de educação especial em Curitiba e Região Metropolitana.

Confira os detalhes do trabalho no episódio de hoje de Universidade Além dos Muros:

Fonte: APUFPR-SSind