Projeto Cotinga da UFPR preserva e difunde a cultura caiçara

Hoje a série Universidade Além dos Muros – criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná na sociedade, por meio da tríade pesquisa, ensino e extensão – mostra um pouco do que a UFPR tem feito pelas comunidades tradicionais do litoral.
A Ilha da Cotinga fica ao norte da baía de Paranaguá e é tida como o primeiro local habitado por europeus no Paraná. Hoje, a maior parte de sua população ainda é composta pelos guarani mbyá e seus descendentes, que lutam para manter vivas suas tradições e culturas. O Projeto Cotinga, coordenado pelo docente Ary Giordani do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR, começou prestando atenção às necessidades dessa comunidade, e se expandiu para colaborar com toda a população caiçara do litoral paranaense.
Inicialmente ajudando as necessidades básicas dos caiçaras em questões burocráticas, como a regularização da associação local, o projeto se ampliou para abarcar a Festa de Fandango Caiçara, a oficina de construção de instrumentos e gravação de CDs com mestres fandangueiros e também a criação de um filtro de água para uma aldeia e o desenvolvimento do plano municipal de cultura de Paranaguá.
Todas essas demandas vindas da comunidade são atendidas a princípio pelos alunos do curso de Produção Cênica, que desenvolvem projetos de várias áreas e, então, passam por muitos outros cursos da Universidade, como Engenharia Florestal, Oceanografia e Design de Produto. Quer saber mais sobre esse extenso projeto, que tem trabalhado em conjunto com a comunidade pela preservação e difusão da cultura caiçara? É só assistir ao nosso vídeo!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS