Professora da Unipampa é perseguida por denunciar irregularidades

5 de março de 2018

Unipampa-FaceEm julho de 2015, a docente Letícia de Faria Ferreira participou como membro da banca de um processo seletivo para docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja (RS). Ao observar irregularidades, acionou os órgãos da instituição – direção do Campus São Borja, coordenação do Curso de Ciências Humanas, Comissão de Ética e Ouvidoria da Unipampa – para averiguação.

Outras denúncias de irregularidades foram feitas pelos candidatos à vaga e tramitam na Justiça Federal. Mas a administração da UNIPAMPA homologou o concurso e nomeou o candidato, mesmo com todas as queixas, desconsiderando a Comissão de Ética da universidade, que ainda não concluiu a apuração. Isso fez com que a Justiça Federal suspendesse a nomeação.

Por causa disso, a docente passou a receber constante intimidação da administração da universidade e, no dia 31 de janeiro do ano seguinte, ela recebeu o parecer que propõe a sua demissão, mesmo tendo agido, no exercício de suas funções como docente e servidora pública, com uma postura ética e responsável.

Em solidariedade à colega, a diretoria da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Pampa (SESUNIPAMPA) publicou uma nota pública defendendo a “idoneidade e o profissionalismo de Letícia, bem como a confiança em sua atuação à frente da SESUNIPAMPA, como colega e diretora sindical, participando ativamente das lutas da categoria”.

A diretoria se posicionou veementemente contra a confirmação da demissão da docente e declarou que está ao alcance da reitoria reverter essa situação de injustiça.

Uma audiência com o reitor está agendada para a próxima quarta-feira (7), onde serão discutidos esse e outros assuntos de interesse dos docentes.

Para a diretoria da APUFPR-SSind, a perseguição à docente atinge diretamente toda a comunidade acadêmica da instituição e é uma afronta ao princípio de probidade e responsabilidade que todo agente público deve cumprir.

A comunidade universitária de todo o país deve se unir ao coro: “Todo apoio à docente Leticia de Faria Ferreira! Pelo rechaço do parecer que propõe sua demissão”!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS