Por reajuste e contra cortes, assembleia aprova paralisação no dia 27

20 de junho de 2022
APUFPR-assembleia-15-junho

Realizada em 15 de junho, a assembleia geral da APUFPR aprovou paralisação de um dia em 27 de junho, como parte das mobilizações dos servidores públicos federais em defesa de reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

A mobilização segue o calendário nacional do movimento docente, que vem tentando articular as pautas dos professores junto às outras categorias do serviço público federal.

Como lembrou Paulinho Vieira, presidente da APUFPR, dados indicam que desde 2013 a perda real dos servidores federais foi de ao menos 45%, consideradas as altas na inflação e no poder de compra.

Além de aprovar o dia de paralisação, a assembleia também teve momentos de informe e de encaminhamento da escolha de delegados para o 65º CONAD, do Andes-SN, e da organização de uma assembleia comunitária na APUFPR.

Os docentes reunidos na assembleia não viram condições política para a entrada em greve por tempo indeterminado a partir de 27 de junho.

 

65º CONAD e assembleia comunitária

Na Assembleia, foram eleitos um delegado e dois observadores que representarão a APUFPR no 65º CONAD do ANDES-SN, que será realizado entre os dias 15 e 17 de julho, em Vitória da Conquista-BA.

O evento terá como mote “Retorno presencial com condições de trabalho e políticas de permanência para fortalecer a luta pela Educação pública e pelas liberdades democráticas”.

O caderno de textos que irá orientar os debates do CONAD pode ser acessado neste link.

A assembleia também aprovou a construção de uma assembleia comunitária junto com técnicos e estudantes da UFPR. A organização será feita em conjunto com o SINDITEST-PR, o DCE e outros coletivos estudantis.

Com isso, será possível articular as lutas em defesa da educação e da ciência, nesse momento decisivo pelo qual passamos.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS