Pesquisa sobre famílias na política escancara a perpetuação do poder

Séculos de poucas mudanças na estrutura do poder são o que vemos hoje na série Universidade Além dos Muros, elaborada pela APUFPR-SSind para mostrar como docentes da UFPR utilizam a tríade pesquisa, ensino e extensão para melhorar a sociedade.
O nepotismo é uma prática política com a qual infelizmente já estamos acostumados, mas temos o costume de pensar que ela envolve apenas um político eleito que emprega seus familiares em cargos governamentais durante seu mandato.
Na verdade, o nepotismo vai muito além de um simples período de quatro anos: é passado de geração em geração como uma herança, mantendo as estruturas de poder nas mãos das mesmas famílias, em alguns casos, desde a chegada europeia ao território brasileiro.
Além dessa estrutura política, a rede de poder é mantida por outras oligarquias familiares, como o sistema judiciário, a mídia e os bancos, por exemplo. Todas as estruturas se retroalimentam, e quebrar esse molde para adentrar em algum desses espaços restritos às velhas famílias ainda é inconcebível para a maioria da população pobre brasileira.
Para descobrir essas conexões, há mais de vinte anos o docente Ricardo Costa de Oliveira, do Departamento de Sociologia da UFPR, pesquisa em bibliotecas, arquivos de jornal, cartórios e até mesmo nos sobrenomes que vemos em praças e avenidas. Esse trabalho contínuo já traçou extensas árvores genealógicas sobre o tema, a pesquisa atualmente tem mais de quinze estudantes, desde a graduação até o mestrado.
Quer saber mais sobre essa história de poder imutável e absoluto das poderosas famílias que há anos mandam no Brasil? Assista ao nosso vídeo para conhecer!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS