
A direção da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) manifesta seu apoio aos professores e professoras da rede municipal de ensino de Curitiba, que estão, neste momento, travando uma importante luta em defesa dos seus direitos e da sua carreira.
Observamos com preocupação a situação dos profissionais do magistério, que desde 2017 têm enfrentado o congelamento da carreira, uma condição que restringe o crescimento profissional de servidores que trabalham nas escolas municipais da capital paranaense.
Alertamos que o Projeto de Lei enviado pela Prefeitura à Câmara dos Vereadores em junho, que visa a implementação de uma nova carreira, vai limitar o desenvolvimento profissional de uma grande parcela do magistério, sendo que muitas pessoas acabarão se aposentando nos níveis iniciais, com salários muito baixos.
Nossa preocupação também se estende ao potencial impacto negativo dessa lei, que pode levar a uma desvalorização inevitável da profissão, provocando a fuga de profissionais capacitados e comprometendo a qualidade da educação oferecida pela rede municipal.
Entendemos que uma carreira digna, que permita o pleno desenvolvimento dos profissionais do magistério, é fundamental para a formação das futuras gerações. Assim sendo, apoiamos integralmente a luta organizada pelo SISMMAC.
Esperamos sinceramente que as vozes dos trabalhadores e trabalhadoras sejam ouvidas e que tanto a Prefeitura como a Câmara dos Vereadores de Curitiba reconheçam que uma educação de qualidade só é possível com a valorização e respeito aos professores e professoras.
Saudações docentes,
Diretoria da Associação dos Professores da UFPR (APUFPR)
Agosto de 2023