Nota de pesar pelo falecimento dos docentes José Carlos Gabardo e Leão Mocellin

NotaPesar_APUFPR

É com profundo pesar que a APUFPR comunica o falecimento dos docentes aposentados José Carlos Gabardo e Leão Mocellin no último final de semana.

Vinculado ao Departamento de Patologia Básica (DPAT) da universidade, José Carlos Gabardo tinha 80 anos e faleceu devido a complicações ocasionadas por um câncer.

Formado em Engenharia Agrícola pela UFPR, Gabardo atuou como docente na disciplina de Parasitologia Agrícola, para o Curso de Engenharia Agronômica, desde 1965. A partir de 1979, passou a lecionar no Setor de Ciências Biológicas, que ajudou a fundar, permanecendo lá até 1992, ano em que se aposentou.

Gabardo era muito querido pela comunidade discente, sendo recorrentemente homenageado em colações de grau. Também foi chefe do DPAT entre 1985 e 1987.

Após a sua aposentadoria, atuou na criação da sede paranaense do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), a partir de sua vinculação com a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

Já Leão Mocellin tinha 66 anos e foi mais uma vítima de Covid-19 no Brasil. Ele era professor aposentado do Departamento de Oftalmologia-Otorrinolaringologia da UFPR, e trabalhou por mais de 40 anos como médico em Curitiba-PR.

Dedicado, Mocellin teve papel fundamental na formação de gerações de novos otorrinolaringologistas, dando aulas tanto para os graduandos em medicina, quanto para a residência médica no Complexo Hospital de Clínicas (CHC).
A APUFPR guarda com carinho as lembranças e ensinamentos deixados pelos colegas, e expressa a sua solidariedade aos familiares e aos amigos dos professores neste momento difícil.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS