Nota de falecimento: René Ariel Dotti

11 de fevereiro de 2021
apufpr-falecimento-Rene.jpg

É com pesar que a APUFPR comunica o falecimento do advogado e professor da UFPR René Ariel Dotti, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (11). Ele faria 87 anos neste ano.

Nascido em Curitiba no dia 15 de novembro de 1934, Dotti se graduou em Direito na UFPR em 1958. Foi docente de Direito Processual Penal no curso de pós-graduação até se tornar titular de Direito Penal. Também atuou como coordenador didático do curso de especialização em Advocacia Criminal da Faculdade Cândido Mendes Paraná.

Foi corredator dos anteprojetos de lei 7.209/84 (reforma da Parte Geral do Código Penal) e da Lei 7.210/84 (Lei de Execução Penal). Recebeu a medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados em 2007.

Destacou-se na luta contra a ditadura militar, defendendo jornalistas, sindicalistas, professores, estudantes e tantos quantos foram perseguidos pelo regime. Por quase seis décadas, Dotti contribuiu com o ensino jurídico, com diversos livros e pareceres. Seus livros lhe deram uma cadeira na Academia Paranaense de Letras.

A APUFPR se solidariza com familiares, amigos e colegas neste momento de dor e tristeza.

 

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS