Nota de falecimento: Liliana Madalena Gramani e Maria Lambros Comninos

16 de junho de 2020
Apufpr-Nota-de-falecimento-Liliana-Madalena-Gramani-e-Maria-Lambros-Comninos.jpg

É com imenso pesar que a APUFPR comunica o falecimento da professora aposentada Liliana Madalena Gramani devido às complicações de um câncer que enfrentava há anos.

Formada em Física e Engenharia Civil pela própria UFPR, Liliana foi docente do Departamento de Matemática entre os anos de 1992 e 2019, quando se aposentou.

No Programa Pós-Graduação de Métodos Numéricos de Engenharia – PPGMNE – foi responsável por orientar 20 dissertações de mestrado, 14 teses de doutorado e atualmente orientava 6 alunos de doutorado. Ela coordenou o PPGMNE em duas oportunidades, de 2008 a 2010 e de 2016 a 2019.

Liliana foi uma referência na modelagem matemática e computação científica do fluxo de tráfego veicular e em fenômenos de transporte. Deixa dois filhos e uma neta.

O velório é nesta terça-feira (16) das 16 às 18 horas na sala turquesa da Capela Vaticano, na Rua Desembargador Hugo Simas, 26, esquina com a Rua Albino Silva, atrás do Cemitério Municipal. Seu corpo será cremado.

 

Também com pesar, informamos o falecimento da professora aposentada Maria Lambros Comninos, que atuou de 1971 a 1995 no Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas da UFPR. Ela tinha 82 anos.

Nascida na Ilha de Rhodes, capital do arquipélago do Dodecaneso, na Grécia, veio para o Brasil com 10 anos, e morou em Florianópolis até 1959. Se tornou bacharel em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), era licenciada em Letras Clássicas pela UFPR, com especialização em Teatro Clássico e Mitologia Grega pela Universidade de Atenas.

Foi vice-cônsul honorária da Grécia em Curitiba e era esposa do também professor Constantino Comninos, que fez parte do corpo docente do antigo Departamento de Ciências Sociais da UFPR e foi presidente da APUFPR entre 1979 e 1980. O falecimento ocorreu no dia 11 de junto e seu sepultamento foi no dia 12, no Cemitério Vertical de Curitiba.

 

A APUFPR se solidariza com os familiares, amigos, colegas de Liliana Madalena Gramani e de Maria Lambros Comninos.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS