Nota de apoio à greve nas universidades estaduais do Paraná e solidariedade aos docentes

6 de junho de 2023
universidades-parana-greve-2023 (1)

A Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR) se solidariza com a luta dos docentes da Universidade Estadual Londrina (UEL), Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), que estão em greve desde maio.

Os professores dessas instituições reivindicam reajuste salarial, reestruturação do plano de carreira e melhores condições de trabalho. As reivindicações, que incluem um reajuste salarial de 42%, não foram devidamente atendidas pelo governador Ratinho Júnior (PSD), que propôs um reajuste de apenas 5,79% e recusou-se a receber a representação sindical para negociações.

Entendemos que a greve é um instrumento legítimo de pressão e protesto, indispensável para denunciar os graves problemas que assolam o ensino superior público paranaense, fruto do descaso de um governo que se alinhou ideologicamente ao bolsonarismo e vem aplicando, sistematicamente, uma política de destruição dos serviços públicos no estado.

A precarização do trabalho nas instituições, a desvalorização salarial e a estagnação da carreira docente são problemas urgentes que precisam ser enfrentados.

A APUFPR, portanto, presta seu apoio e solidariedade a esses docentes em luta por uma educação pública de qualidade, com condições dignas de trabalho e a valorização justa da carreira. Reafirmamos a importância de uma negociação aberta e respeitosa por parte do governo do estado do Paraná com os professores em greve, a fim de repor as perdas salariais acumuladas e proporcionar melhorias na carreira docente.

O fortalecimento do ensino público passa pela valorização de seus profissionais. As universidades são lugares de produção de conhecimento e de formação de cidadãos críticos e conscientes, e isso só é possível com profissionais valorizados e respeitados. A luta dos docentes das universidades estaduais do Paraná é a luta de todos nós por uma educação de qualidade.

 

Diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná – Gestão 2023-2025

 


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS