No CRAPUFPR, docentes reivindicam a divulgação do calendário acadêmico de 2022

No CRAPUFPR, docentes reivindicam a divulgação do calendário acadêmico de 2022

Seguindo deliberação de seu Conselho de Representantes (CRAPUFPR), a APUFPR enviou à Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) um ofício solicitando que seja divulgado o calendário acadêmico para o ano de 2022, o quanto antes, para que os docentes e discentes tenham mais segurança na sequência dos prazos e atividades letivas de lançamento de notas, matrículas e outros procedimentos administrativos e acadêmicos.

No ofício, o sindicato solicitou maior brevidade possível na divulgação, tendo em vista a insegurança gerada na comunidade acadêmica em razão da inexistência do documento.

Os conselheiros levaram à reunião do CRAPUFPR do dia 16 de março a preocupação de docentes quanto ao calendário, pois ele é condição para que coordenações de cursos e de departamentos, corpos docente e discentes possam organizar a vida acadêmica. Há também compromissos pessoais, médicos e viagens que dependem da confirmação do calendário.

Em meio à pandemia de Covid-19, o cenário de instabilidade afetou o funcionamento da universidade e, consequentemente, os anos letivos de 2020 e 2021 (“empurrando” também o de 2022). Portanto, quanto antes a comunidade tiver acesso ao calendário, terá mais condições de se organizar.

Por causa da crise sanitária, a UFPR aprovou, em agosto de 2021, o plano de adequação do calendário acadêmico ao calendário civil. A resolução foi votada em sessão remota do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Pelo novo calendário, o primeiro semestre letivo de 2021 aconteceu de 20 de setembro a 18 de dezembro. O período de recesso foi realizado em janeiro de 2022. E o segundo semestre de 2021 começou em 31 de janeiro de 2022, com término marcado para 7 de maio de 2022.

 

Fonte:APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS