Mais de 150 mil pessoas ocupam Brasília contra Temer e as contrarreformas

25 de maio de 2017

Ocupa-Brasilia-APUFPR-13_675_1200As ruas da capital federal foram ocupadas por mais de 150 mil pessoas que participaram do movimento Ocupa Brasília, na quarta-feira (24). Caravanas de todo o Brasil foram até a cidade para se manifestar contra as reformas da Previdência e Trabalhista, pela revogação da Lei das Terceirizações e pelo Fora Temer.

O ato, convocado por todas as centrais sindicais, foi a maior manifestação em Brasília na última década, superando, em quantidade de pessoas, atos como os de junho de 2013. Trabalhadores, estudantes e militantes de movimentos sociais de todos os estados do Brasil estavam entre os milhares de manifestantes.

A APUFPR-SSind participou da mobilização desde cedo, com a chegada dos docentes da UFPR na cidade. A entidade se uniu ao seu sindicato nacional, o ANDES-SN, e as outras categorias que participavam do protesto.

O ANDES-SN organizou uma coluna com outras entidades da educação que defenderam, também, a construção de uma nova Greve Geral – agora de 48h – como estratégia para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, e lutar, ainda, contra o governo de Michel de Temer – que se tornou insustentável após a divulgação da delação da JBS, em 19 de maio.

Ação truculenta

A concentração do Ocupa Brasília começou nas primeiras horas da manhã, com a chegada de vários ônibus à capital federal trazendo trabalhadores de todos os cantos do país. Perto do meio-dia, os primeiros manifestantes começaram a sair do Estádio Nacional Mané Garrincha – onde estavam concentrados – rumo à Esplanada dos Ministérios.

No entanto, já no caminho para a Esplanada, a Polícia Militar (PM) do DF impediu a entrada de manifestantes na Praça dos Três Poderes, colocando barreiras antes do espelho d’água do Congresso Nacional.

Quando o ato começou, de fato, com a caminhada dos manifestantes em direção ao Congresso, a ação truculenta da PM impediu a continuidade do protesto. Quem participava do movimento sofreu com a violência incessante da polícia durante horas.

Milhares de bombas  de gás lacrimogêneo e de efeito moral foram lançadas contra os trabalhadores, assim como spray de pimenta e tiros de bala de borracha para impedir a manifestação. Os policiais do DF também utilizaram, indiscriminadamente, armas de fogo letais contra os manifestantes..

A tesoureira-geral da APUFPR-SSind, Raquel Rangel de Meireles Guimarães, relatou que ela e outros professores estiveram próximos da barreira policial. “O que vimos e sentimos foi uma truculência sem igual da polícia, que disparava gás lacrimogêneo sobre manifestantes, visando liberar a área próxima ao Congresso Nacional”, contou. Ela afirmou, também, que o Ocupa Brasília foi um evento histórico e dá continuidade a um período de luta contra todos os ataques do governo Temer.

Durante a ação policial, que feriu mais de 100 manifestantes, um professor da UFPR ficou ferido, após ser atingido por uma bala de borracha, e alguns estudantes também ficaram machucados. Todos passam bem.

Confira aqui as fotos.

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS