Live sobre a Reforma Administrativa com Maria Lucia Fatorelli e Ladislau Dowbor na quinta-feira (19)

16 de novembro de 2020
apufpr-live-reforma-administrativa-apuf

No começo de setembro, o governo Bolsonaro apresentou ao Congresso a proposta de Reforma Administrativa que impactará diretamente os servidores públicos com o fim da estabilidade, redução nas carreiras, extinção do Regime Jurídico Único e dos concursos como exigência para ingresso, entre várias outras mudanças.

A população também será afetada, com a queda da qualidade atendimento (mais de 100 mil cargos poderão ser ocupados por apadrinhados políticos sem qualificação), terceirização sem limites e o Estado se tornando coadjuvante na oferta dos serviços públicos.

O governo diz que vai modernizar o Estado e economizar recursos mas, ao mesmo tempo, destina quase metade de seu orçamento anual para o sistema financeiro (que bate recordes de lucro ano após ano), pagando juros e amortização de uma dívida pública que só cresce e que nunca foi auditada, como determina a Constituição Federal.

Para debater essa situação tão conflitante, que tem impacto na vida de todos os brasileiros, estamos trazendo para conversar com os docentes da UFPR (em com todos que se preocupam com o futuro do país), dois grandes especialistas no debate sobre o orçamento público: Maria Lucia Fattorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, e o economista Ladislau Dowbor.

Faremos uma live na próxima quinta-feira (19), às 17h, em nossa página do Facebook e no YouTube para debater a Reforma Administrativa, o orçamento do Estado e o serviço público.

A mediação do debate será feito pela tesoureira-geral da APUFPR, Denise Maia.

 

Maria Lucia Fattorelli

Maria Lucia foi auditora-fiscal do Ministério da Fazenda, integrou a equipe que realizou a auditoria da dívida externa do Equador e que mostrou ao mundo ilegalidades nas contas do país, reduzindo drasticamente o peso da dívida e provocando reflexões em outros países da América Latina e do mundo.

A auditora também atuou na Comissão da Dívida da Grécia e foi assessora da CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados do Brasil.

Veja a apresentação do relatório parcial de auditoria ao Parlamento Grego:

https://youtu.be/pHt8QguIQNA

 

Ladislau Dowbor

Dowbor foi consultor de várias agências das Nações Unidas, de governos, municípios e atuou também no Sistema “S”.

O economista é autor de aproximadamente 40 livros. Entre eles, a obra A Era do Capital Improdutivo, disponível online e em vídeos de cada capítulo, e o artigo A Economia Desgovernada: Novos Paradigmas, que discute um novo modelo econômico. Todos os seus livros estão em seu blog https://dowbor.org.

Não deixe de participar de nossa live enviando perguntas e sugestões.

 

Live sobre Reforma Administrativa

Data: 19/11/2020

Horário: 17h

Transmissão: Facebook e YouTube

Convidados:

  • Maria Lucia Fattorelli: Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida
  • Ladislau Dowbor: Economista e professor titular de pós-graduação da PUC-SP

Mediação: Denise Maia (APUFPR)

 

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS