
Em iniciativa conjunta, a APUFPR, o DCE-UFPR e o SINDITEST-PR lançaram oficialmente na noite desta terça-feira (31) o Fórum Vozes da UFPR. Docentes, estudantes, técnicos administrativos em educação e membros de outras categorias lotaram a sede do nosso sindicato para marcar este momento histórico.
O manifesto de lançamento do Fórum, lido por dirigentes das três entidades representativas, expressa a união de esforços conjuntos para defender a universidade pública, gratuita, universal, laica e de qualidade para todas as pessoas. O documento reforça a importância da construção de espaços para que as diferentes vozes da comunidade universitária sejam efetivamente ouvidas. Para ler na íntegra, clique aqui.
No texto, as entidades reafirmam o compromisso com a universidade pública brasileira como pilar essencial para o desenvolvimento social do país, destacando sua função na luta contra as desigualdades e na promoção dos direitos humanos.
As entidades relembraram que, durante o governo Bolsonaro, a educação pública enfrentou políticas de precarização, com intervenções e reduções de recursos e, em resposta, a comunidade acadêmica se mobilizou nas ruas e nas urnas contra a agenda negacionista e opressiva.
O manifesto também alerta que a universidade continua sob ameaça e que, por isso, é fundamental que todos permaneçam organizados. A voz da comunidade da UFPR deve ser amplamente ouvida dentro e fora da instituição.
Para garantir ainda mais animação, o evento contou ainda com a presença da banda Pagode da Sasá, que tocou clássicos da MPB, do pagode e do samba, contagiando os presentes.
Veja a galeria de fotos aqui.
O Fórum
Instituição de ensino superior mais antiga do país, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sempre foi um berço de ideias inovadoras, uma arena de debates fervorosos e um espaço onde a diversidade encontra palco.
E é neste ambiente de efervescência de ideias e de ação política que o Fórum pretende atuar para amplificar as diversas vozes da comunidade acadêmica, em uma conjuntura que exige articulação, diálogo e mobilização para enfrentar as ameaças à Democracia e à autonomia universitária que ainda pairam sobre a sociedade.
Fonte: Apufpr