Estudo com 40 países mostra que Piso salarial de professores é o pior

estudo-com-40-paises-mostra-que-piso-salarial-de-professores-e-o-pior

Estudo com 40 países mostra que Piso salarial de professores é o pior

😰 Um estudo realizado pela Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) pesquisou a remuneração de professores, a partir de seu piso salarial, em 40 países. O Brasil ficou na última colocação.

😬 A comparação também considera o custo de vida e não inclui apenas países ricos. O Brasil fica atrás de todos os países latino-americanos elencados no estudo: Chile, Colômbia e México.

💸 A média salarial de professores no Brasil é de U$ 13,9 mil anuais (cerca de R$ 74,9 mil); na Colômbia e no Chile, o valor é superior a U$ 20 mil, enquanto na Alemanha supera os U$ 70 mil anuais (R$ 373,1 mil).

👉 Por aqui, foi na base de muita pressão que o governo de Jair Bolsonaro cumpriu com a Lei do Piso, que existe desde 2008. A intenção era congelar novamente o valor em 2022, assim como ele fez em 2021.

🤔 O governo só aplicou o valor determinado porque ficou com medo de ter o caso judicializado, afinal, estaria descumprindo uma lei, e ainda passaria vergonha (em um ano eleitoral) por prejudicar professores das redes públicas de todo o país.

📍 Se realmente valorizasse os professores, o governo não teria congelado o salário dos servidores entre 2020 e 2021, não teria tentado vetar o acesso à internet gratuita e nem reduziria o orçamento da Educação ao pior patamar dos últimos 10 anos.

#serviçopúblicoparatodos #ServiçoPúblico #ValorizeOServidor #ReformaAdministrativaNão #PEC32Não


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS