Em reunião do Coletivo, docentes aposentados debateram luta salarial e consignados

29 de junho de 2023
IMG_0142 (1)

Na reunião do Coletivo de Docentes Aposentados da APUFPR, realizada no dia 28 de junho, os participantes discutiram sobre a luta salarial e empréstimos consignados, abordando questões relacionadas à renda e ao planejamento financeiro. O encontro contou com a presença de aposentados tanto presencialmente, na sede do sindicato, como online.

Consignados

Um dos principais temas discutidos durante a reunião foi a questão dos empréstimos consignados, que afeta uma parcela significativa dos docentes aposentados. O assessor jurídico da APUFPR, João Luiz Arzeno, explanou sobre alguns aspectos da Lei 14.509/2022, que estabelece o percentual máximo permitido para a contratação de operações de crédito com desconto em folha, além de abordar a Lei do Superendividamento e os precatórios.
De acordo com a legislação, o total de consignações não pode ultrapassar 45% da remuneração, sendo 35% destinados a empréstimos, 5% para dívidas com cartão de crédito e 5% para pagamento de cartão de benefícios.
Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o assunto e discutir questões relacionadas à renda e à luta por reajuste salarial.

Campanha Salarial

Durante a reunião, a presidente da APUFPR, Andréa Stinghen, apresentou as contribuições da Assembleia, realizada no dia anterior (27), para a Campanha Salarial 2024 do ANDES, que é de grande importância também para os aposentados, especialmente para aqueles que têm direito à paridade.
Antes do reajuste salarial conquistado junto ao governo Lula neste ano, o último havia ocorrido em 2016, resultado das negociações realizadas ainda durante o governo Dilma. Nos governos de Temer e Bolsonaro, os salários dos servidores foram congelados, acumulando uma perda de 27% somente durante o último governo.
Ao final da reunião, os professores que estavam presentes na sede do sindicato desfrutaram de um momento de confraternização, com decoração junina e um delicioso café.

Fonte: Apufpr

 


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS