Em reunião da APUFPR com a reitoria da UFPR, pautas dos docentes avançam

23 de setembro de 2022
APUFPR-reuniao-da-APUFPR-com-a-reitoria-da-UFPR-REDES.jpg

A diretoria da APUFPR se reuniu com a reitoria da UFPR na tarde de quinta-feira (22) para tratar de diversos assuntos que impactam o dia a dia dos docentes da universidade.

 

 

O avanço do diálogo sobre as pautas da categoria vem rendendo resultados positivos, como nas alterações realizadas para garantir mais agilidade e aprimorar o funcionamento da Unidade de Segurança do Trabalho da instituição – que é vinculada à Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor, especialmente quando se trata das avaliações das solicitações de adicionais de insalubridade. Houve, inclusive, alterações na equipe da unidade.

Pela relevância desse tema para a categoria docente, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, levou essa demanda para a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da qual é presidente, para que seja transformada em uma luta do sistema federal contra as incoerências das instruções normativas (IN) que estão restringindo os direitos dos professores.

As progressões de carreira dos docentes foi outra pauta da audiência, pois essa é uma das prioridades da atual gestão da APUFPR. A Reitoria tem se comprometido em garantir mais agilidade para que aqueles que tiverem o direito reconhecido judicialmente recebam o mais rápido possível. Da mesma forma, o sindicato vem tomando providências para abreviar os processos.

Outro avanço importante é a garantia de autonomia para que cada unidade faça o cadastro dos docentes que pretendem se afastar, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP). Com isso, haverá muito mais agilidade nos procedimentos porque não há mais necessidade de fazer o cadastro prévio na Progepe.

Também houve avanços no pagamento do adicional noturno que, após vitória judicial da APUFPR, está sendo efetivamente pago pela Universidade.

Apesar do cenário político nacional ter colocado barreiras para o avanço nas lutas nacionais para todo o funcionalismo público federal, a APUFPR vem trabalhando arduamente para que as pautas mais diretas dos docentes em relação às demandas locais consigam avançar.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS