É hora de unidade para defender a educação

21 de maio de 2019

A educação pública passa pelo momento mais difícil desde a redemocratização do nosso país.
Nunca os ataques foram tão contundentes. Nunca um governo adotou um discurso tão belicista contra aqueles que vivem, que respiram e que amam a educação.
Ao mesmo tempo, com a Reforma Trabalhista e a terceirização irrestrita já vigentes, e com a proposta de Reforma da Previdência, nunca os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras estiveram tão ameaçados.
Não se trata apenas dos cortes orçamentários, que podem impedir o funcionamento da nossa UFPR no segundo semestre deste ao. O que está em andamento é algo muito maior. É um projeto de destruição das universidades públicas, com sufocamento das liberdades e da vida democrática dentro dessas instituições.
O ato do dia 15 comprovou que estamos conseguindo mostrar o tamanho da importância da educação e como as universidades públicas são essenciais para o desenvolvimento do nosso país.
E é por isso que precisamos aumentar nossa mobilização, dialogar mais com a sociedade, e buscar apoio para frear as ameaças que já se colocam diante de nós.
Mas somente conseguiremos fazer isso se estivermos unidos com esse mesmo propósito, deixando momentaneamente de lado nossas divergências (que podem ser tratadas de forma saudável em outros momentos), para reforçar essa única voz.
Docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes precisam caminhar cada vez mais juntos, de braços dados, sem distinção. E buscar apoio de todos os setores.
Agora, cada pessoa a mais que conseguirmos para se somar à nossa luta fará a diferença. É responsabilidade de todos lutar contra a destruição das universidades públicas. De quem viveu, de quem vive e de quem viverá esse espaço de construção coletiva e avanço social.
Devemos mostrar para a sociedade que a destruição da universidade pública significa a destruição do futuro do país.
Por isso, precisamos construir uma mobilização ainda maior no dia 30 deste mês em defesa da educação. E somar forças com o conjunto da sociedade na grande Greve Geral de 14 de junho contra a Reforma da Previdência.
Realizaremos uma reunião às 17h do dia 23/05, na APUFPR, para organizar a construção das ações dessas duas datas, mas temos clareza de que essa luta não será apenas da APUFPR, do Sinditest, do DCE e dos coletivos, por isso, contamos com a participação e a colaboração de todos e todas nessa enorme tarefa.
Saudações,
Comissão de Mobilização dos Docentes da UFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS